Mais de 2.500 idosos prestigiam posse de novo Conselho

(Com fotos) - Membros se reúnem após cerimônia para escolher presidente do biênio 2000/02

ter, 15/02/2000 - 12h49 | Do Portal do Governo


O número de convidados que compareceu à posse do novo Conselho Estadual do Idoso superou todas as expectativas, nesta terça-feira, dia 15. Eram esperadas cerca de 1.200 pessoas, porém, mais de 2.500 lotaram o Auditório Ulysses Guimarães e o Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes. “Eu pertenço a faixa etária da terceira idade, de forma que estou no meu ambiente. Aquilo que for feito para a terceira idade, está sendo feito para mim. Por isso, para mim, foi extremamente constrangedor verificar aqui que há mais idoso do que espaço”, observou o governador Mário Covas. E brincou: “Daqui a dois anos, vou falar ao governador do Rio de Janeiro para o Maracanã ser o espaço na próxima posse, de tal maneira que todo mundo vai ficar sentado”.
“A terceira idade gosta de festa, de participação. Acho que é por isso que veio tanta gente”, arriscou Adail Souza Varoli, de 73 anos, que apesar de ter ficado em pé e assistido a cerimônia pelo telão, estava achando tudo ótimo. Como a maioria, Varoli ainda teve fôlego para ver a apresentação do conjunto musical “Demônios da Garoa” e do grupo de dança da terceira idade “Street Dance”, do município de São Vicente, que coreografou o ‘rap’ tema do filme “Homens de Preto” e o ritmo axé “Melô do Vampiro”, vestidos a caráter. Concordando com ela, o governador observou que “a vantagem do idoso é que ele é alegre e não pede muita coisa, ele só quer sorrir e para isso, ele quer companhia, ele quer poder conviver. Às vezes a sorte é madrasta e coloca a família longe do idoso, portanto ele quer companheiros de faixa etária para fazer um forró, dançar um pouco, fazer sua festa”. E lembrou que o Governo do Estado destina R$ 25 mil para a construção de instalações para a terceira idade a todos os municípios que têm grupos organizados.
Covas também elogiou a atuação dos conselheiros que deixaram seus cargos hoje. O órgão, que promove o diálogo entre Poder Público e Sociedade Civil para a questão do idoso no Estado, estimulou a criação de Conselhos Municipais, que passaram de 12 em 1997, para 137 em 1999.
Entre suas ações, também pode-se destacar a participação nas campanhas de vacinação para idosos, no treinamento de funcionários para o Poupatempo, na promoção de cursos para cuidadores de idosos e no desenvolvimento de ações em favor da humanização dos asilos. “A presença de todos neste momento alcançou o sonho, que era o de motivar, conscientizar e dar um sentido a nossa presença numa sociedade aberta para todas as idades”, afirmou o presidente que deixou o cargo hoje, Padre Alfredo Morlini, conhecido como Padre Vicente, porque é Vicentino.
“Trabalhamos dentro de uma filosofia inspirada nos direitos humanos em favor do cidadão idoso do Estado”, afirmou Padre Vicente. “O número de idosos está aumentando em nosso Estado. Queremos que nenhum cidadão fique excluído do convívio social”. Segundo ele, duas metas ocuparam o Conselho no biênio 1997/99: a descentralização da Política Estadual do Idoso, estimulando os Conselhos Municipais e a Política Municipal do Idoso, e a ampliação do diálogo com os Poderes Públicos. “Fomos até Brasília para, solidários com os Conselhos Estaduais de outros Estados, pedir ao presidente da República a criação do Conselho Nacional do Idoso”, contou.
A nova conselheira, Carlota Cardoso da Silva, afirmou que o grupo empossado hoje está pronto para assumir o compromisso de dar continuidade às realizações que constam na Política Estadual do Idoso, sancionada por Covas em dezembro de 1997. Entre os objetivos dessa lei estão o resgate da identidade, do espaço e da ação do idoso na sociedade, o estímulo de sua permanência junto à família, a capacitação de recursos humanos em todas as áreas ligadas a essa faixa etária e o estímulo à participação na elaboração da política para o idoso, não apenas estadual, mas também federal e municipal.
Essa é a terceira posse de conselheiros, desde 1995. O órgão é um dos seis Conselhos de Cidadania que atuam junto ao Governo do Estado. Os outros cinco são o da Mulher, o da Comunidade Negra, o da Pessoa Portadora de Deficiência, o da Juventude e o da Criança e do Adolescente. Todos estão vinculados à Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. O Conselho Estadual do Idoso é composto por 26 membros: 13 representantes da sociedade civil, com integrantes da Capital e do Interior, e 13 do Poder Público (11 das Secretarias Estaduais, um do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e um do Ministério Público), além dos respectivos suplentes. Após a posse, os conselheiros se reúnem para escolher o presidente do biênio 2000/02.
Participaram da cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lila Covas, o vice-governador, Geraldo Alckmin, sua mulher, Maria Lúcia Alckmin, o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita, e o presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris.