Mais de 2,5 mil inscritos farão prova do Acessa Escola neste domingo

Avaliação será realizada em 27 municípios e estudantes inscritos já podem consultar locais de prova no site da Fundap

sáb, 18/12/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 18, 2.560 alunos da rede estadual de ensino farão a prova que integra o processo seletivo de credenciamento para estágio nas salas de informática do Programa Acessa Escola da Secretaria de Estado da Educação. As vagas são para estudantes do 1º ou 2º anos do Ensino Médio cadastrados em 38 Diretorias de Ensino. O objetivo é suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa, por isso, não há número definido de vagas. Os estudantes inscritos já podem conferir os locais de prova no site da Fundap – Fundação de Desenvolvimento Administrativo (www.fundap.sp.gov.br).

A prova, de caráter classificatório, avaliará conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. A avaliação será realizada nos seguintes municípios: Araçatuba, Avaré, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Mauá, Mogi Mirim, Piracicaba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra e Votorantim.

 “O estágio no Acessa Escola é uma oportunidade para que nossos estudantes possam se preparar para o mercado de trabalho, pois o estágio prevê capacitação na área de informática, com acesso às tecnologias digitais que hoje são indispensáveis para qualquer profissional”, disse o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza.

Sobre o estágio

O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de no mínimo seis e no máximo 12 meses, podendo ser prorrogado apenas uma vez por até 24 meses. Todos os estagiários serão responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do Acessa Escola, que permanecem abertas o dia todo. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, nos períodos da manhã, tarde e noite. Além de capacitação na área de informática, o programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino.

Programa Acessa Escola

Criado em 2008 pela Secretaria da Educação, o Programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. O Acessa Escola prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de Ensino Médio. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Inicialmente foi implantado em unidades da capital, depois na grande São Paulo e agora está em expansão no interior. Em 2009, o Programa chegou a cerca de 1.700 escolas, totalizando um investimento de R$ 75,8 milhões para manutenção do projeto e ampliação da capacidade de atendimento. Desde 2008, o projeto já contabiliza mais de 3,5 milhões de atendimentos.

Da Secretaria da Educação