Mais de 18 mil postos vacinam contra pólio neste sábado

Campanha foi aberta pelo governador em exercício Alberto Goldman na capital

sáb, 14/06/2008 - 11h41 | Do Portal do Governo

Atualizada às 12h03

O governador em exercício Alberto Goldman abriu na manhã deste sábado, 14, a Campanha de Vacinação Infantil contra Poliomielite, no Parque Villa Lobos, na capital. Hoje está sendo realizada a primeira fase da vacinação, quando as crianças devem tomar a primeira dose. A segunda está programada para o dia 9 de agosto, também um sábado. A meta do Estado é imunizar 2,9 milhões de crianças com menos de cinco anos conta a paralisia infantil. O número corresponde a 95% dos 3,08 milhões de paulistas nesta faixa etária.

“Mais de 50 mil pessoas estão trabalhando hoje em todo o Estado nessa ação fundamental de prevenção e proteção  que é uma necessidade de nossas crianças”, disse Goldman, ao lado do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Para essa fase da campanha, foram mobilizados 18,2 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, que irão funcionar até às 17h. Haverá 52,9 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação, além da dupla Zé e Maria Gotinha que divulga a vacinação nas principais cidades paulistas.

O secretário Barradas lembrou que a há 20 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. Segundo ele, muitos pais acreditam que os filhos já estão imunizados porque tomaram a vacina no ano anterior. “Mas é muito importante que as crianças mesmo que tenham sido imunizadas quando tinham menos de 1 ano de idade continuem sendo vacinadas até os 5 anos. Isso é importante para completar a imunização e proteger com 100% de eficácia”, observa Barradas.

Carteira de vacinação

Além da vacina contra poliomielite, os pais podem aproveitar a data para colocar a carteira de vacinação das crianças em dia. Doses de vacinas atrasadas como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também estarão disponíveis nos postos de saúde.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Da Redação com Secretaria da Saúde