Mais de 17 mil estudantes farão a prova do Acessa Escola neste domingo, 22

Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede em todo o Estado participam do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa

sáb, 21/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Mais de 17 mil estudantes da rede estadual devem fazer neste domingo, 22, a prova do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa Acessa Escola, promovido pela Secretaria da Educação. As vagas são para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. A avaliação acontece nas 91 Diretorias de Ensino em todo o Estado. Os candidatos devem consultar os locais do exame no site da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), no endereço http://estagios.fundap.sp.gov.br

A prova terá três horas de duração, com início às 13h. O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 30 minutos, munido de caneta (azul ou preta), lápis preto nº 2, borracha e original de um documento de identificação com foto (identidade, carteira nacional de habilitação ou carteira profissional).

Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. O conteúdo terá como referência a matriz de competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De caráter classificatório, a prova será objetiva, composta por 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas.

Participam desse processo seletivo 3.449 escolas de Ensino Médio, da Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior. A relação das unidades com vagas também está disponível no portal da Fundap. O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Dessa forma, não há número definido de vagas.

Sobre o estágio 

O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de no mínimo seis meses e no máximo 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino. Eles serão responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do Acessa Escola, que permanecem abertas durante todo o dia nas escolas. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã, tarde ou noite. Além de capacitação na área de informática, o programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Sobre o Programa Acessa Escola 

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. O Acessa Escola prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de Ensino Médio. A implantação obedeceu a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Inicialmente foi implantado em unidades da Capital, depois na Grande São Paulo e no Interior. Em 2010, o programa chegou a 3.213 escolas de todo o Estado, totalizando um investimento de R$ 75,8 milhões para manutenção e ampliação da capacidade de atendimento do Acessa Escola.

Da Secretaria da Educação