Mais de 154 mil mulheres participam do Mutirão de Mamografia

Exames serão realizados em 337 postos espalhados pelo Estado

sáb, 30/05/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

154.778 mulheres que se inscreveram previamente participaram do Mutirão de Mamografia, promovido pela Secretaria da Saúde em parceria com o Programa de Saúde da Mulher. Os exames foramrealizados em 337 postos distribuídos pelo Estado.

A mamografia possibilita ao médico detectar alterações em tecidos, músculos e glândulas das mamas, como o câncer mamário. “O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Por isso o exame é importante”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Atividades especiais no Instituto do Câncer

No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP), as mulheres participaram de atividades especiais enquanto aguardavam pelo exame. Na sala de espera, as nutricionistas fizeram palestras sobre dietas preventivas e saudáveis. Haverá uma sessão especial do programa “Tsurus e as dobra-duras da vida”, em que uma psicóloga ensina como confeccionar o pássaro japonês de papel ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem de coragem, paciência e perseverança diante da doença. Ao fim de cada ação, todas as participantes levarão para casa material de apoio sobre câncer de mama e colo do útero.