Mais de 15 mil alunos da rede visitarão Bienal de Arte

Estudantes terão oportunidade de visitar a Bienal, com transporte e alimentação oferecidos pela Secretaria da Educação

sex, 05/11/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Em novembro, mais de 15 mil alunos de escolas estaduais da Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior terão a oportunidade de visitar as instalações da Bienal de Arte de São Paulo. A ação faz parte do Projeto Lugares de Aprender, Programa Cultura é Currículo, promovido pela Secretaria da Educação, que durante todo o ano proporciona aos estudantes visitas a espaços culturais.

“As visitas têm despertado grande interesse nos alunos. A interação com museus, teatros, cinemas e casas de cultura torna mais atrativa a associação com os conteúdos vistos na escola”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Estão agendadas mais de 430 visitas de escolas somente durante este mês, nos períodos da manhã, tarde e noite. A estimativa é que mais de 45 mil alunos da rede estadual de ensino devam ir à Bienal de São Paulo até o encerramento do evento em 20 de dezembro. 

O Programa Lugares de Aprender teve início em 2008 com 26 instituições parceiras. Foi ampliado e este ano conta com a parceria de 135 instituições e um investimento de R$ 13 milhões.

No ano passado, 2.631 escolas de 61 diretorias de ensino da Capital, Grande São Paulo e interior participaram do programa. O projeto atendeu cerca de 260 mil alunos em parceria com 102 instituições culturais. Foram investidos cerca de 8,2 milhões, em transporte, lanche para os alunos e material de apoio.

Até o fim do ano, a Secretaria espera que cerca de 550 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Estado tenham participado de atividades fora da escola. As visitas são realizadas todos os meses em diversas cidades paulistas.

Programa Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo é o maior programa brasileiro de educação e cultura para estudantes. O objetivo é democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação, sempre atrelado aos conteúdos curriculares do Estado de São Paulo. O programa conta com três projetos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais; Escola em Cena, que leva alunos para espetáculos de teatro e de dança; e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades escolares.

No ano passado, a Secretaria investiu cerca R$ 9,5 milhões no programa, em dois de seus projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, que levou um público estimado em 330 mil pessoas, entre alunos e educadores, a diversas atividades culturais em todo o Estado. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela Secretaria.

Da Secretaria da Educação