Mais de 12 mil mutuários da CDHU regularizaram situação financeira

Acordos efetuados em 87 municípios permitiram que os mutuários adequassem o pagamento da dívida conforme suas possibilidades

sex, 26/10/2007 - 16h33 | Do Portal do Governo

Os plantões de atendimento para regularização de dívidas promovidos pela  Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), desde janeiro, resultaram em 12.233 acordos até a primeira quinzena de outubro. Equipes técnicas da CDHU visitaram  87  municípios  e  atenderam  mutuários de 571 conjuntos habitacionais que estavam com prestações em atraso.

No início do ano, o índice de inadimplência chegava quase 30%. Para enfrentar o problema, a CDHU lançou o programa de regularização financeira “Sempre em Dia”, que estabeleceu uma série de medidas para incentivar os mutuários a renegociarem os débitos com a companhia. Para facilitar o comparecimento, foram organizados plantões de atendimento nos municípios, prioritariamente aqueles onde a inadimplência era maior. Como resultado, o índice baixou para 23,2 %, o menor dos últimos três anos.

Uma das principais medidas do programa “Sempre em Dia” foi a redução dos juros das prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Após o parcelamento da dívida, o mutuário pode amortizá-la com recursos próprios ou do seu FGTS, que também pode ser usado para quitar o saldo devedor. A quitação assegura ao mutuário a isenção total dos juros de mora.

Informações mais detalhadas sobre o programa “Sempre em Dia” e serviços  podem  ser  obtidos pelos sites www.habitacao.sp.gov.br ou www.cdhu.sp.gov.br. O mutuário tem acesso a informações sobre o seu financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Secretaria Estadual da Habitação

(S.M.)