Mais de 100 municípios já aderiram ao programa Creche Escola

Nesta primeira etapa, 160 cidades serão selecionadas com base em critérios sociais estabelecidos pela Fundação Seade

dom, 06/11/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Outros 37 municípios das regiões de Dracena, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, Fernandópolis e São José do Rio Preto assinaram o termo de adesão ao programa Creche Escola, lançado em setembro pelo governador Geraldo Alckmin.

Estavam presentes no evento o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia e também Afonso Carrijo, representando o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald. As assinaturas ocorreram nos municípios de Narandiba e São José do Rio Preto.

Os municípios priorizados para receber nesta primeira etapa, o Programa Creche Escola na região de Prudente são: Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, João Ramalho, Marabá Paulista, Narandiba, Sandovalina, Santo Expedito, Tarabaí e Teodoro Sampaio. Já da região de Dracena, os municípios são: Flórida Paulista, Mariápolis, Ouro Verde, Panorama, Salmourão e Tupi Paulista.

Da região de Rio Preto, as cidades são: Ipiguá, Nipoã, Novais, Onda Verde, Palmares Paulista, Ubarana, União Paulista e Zacarias. De Araçatuba: Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, Guzolândia, Luiziânia, Nova Independência, Pereira Barreto, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci e Valparaíso. De Barretos: Altair, Embaúba e Severínia. E da região de Fernandópolis: Riolândia e São Francisco.

“Alckmin diz que governar é escolher, nada mais justo que priorizar municípios por critério social. O Governo de São Paulo vai investir, em média, R$ 250 milhões por ano para a construção de Creches”, afirmou o secretário Rodrigo Garcia, que completou: “Até março de 2012 outros 200 municípios serão incluídos no Creche Escola, que é um programa importante para a construção de um Estado melhor.”

Creche Escola é um programa do Governo do Estado realizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de investir R$ 1 bilhão na construção de mil creches até 2014 por meio da transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos.

Em contrapartida, o município deverá comprovar a existência de imóvel de sua propriedade, apresentar o plano de trabalho da unidade de Educação Infantil e se comprometer a custear as despesas para o funcionamento da creche.

Sobre o Programa

O secretário Rodrigo Garcia, o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, assinaram o decreto instituindo o Programa Creche Escola, que será desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios para ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.

Na primeira etapa do programa, serão atendidas 160 cidades selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Da Secretaria de Desenvolvimento Social