Mais de 100 municípios assinam convênios para a implantação de hortas e cozinhas experimentais

Termo garante parceria entre secretaria da Agricultura e 104 municípios para execução dos projetos

qua, 28/06/2006 - 20h23 | Do Portal do Governo

A secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento assina nesta quinta-feira, dia 29, convênios com 104 prefeituras do Estado de São Paulo e presidentes de três entidades da sociedade civil para a implantação dos projetos Hortalimento e Cozinhalimento, ambos desenvolvidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Os projetos permitem o desenvolvimento regional sustentável, através da produção e geração de trabalho, criando condições para que a população de baixa renda tenha acesso a uma alimentação adequada e de valor nutritivo.

O Hortalimento, projeto realizado em parceria com prefeituras ou entidades, irá funcionar através da transferência de recursos orçamentários para a instalação de estufas e aquisição de equipamentos correlatos para o cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em hortas hidropônicas ou em ambiente protegido com sistema de irrigação por gotejo. Além disso o projeto também atende cultivares em ambiente convencional de produção com a doação de kits de sementes de hortaliças diversas e plantas aromáticas.

Para o secretário Alberto Macedo, o projeto pode funciona não só como um gerador de renda, mas também como fonte de alimento seguro para as comunidades carentes. “O Hortalimento atingirá um duplo objetivo: promover o desenvolvimento regional e sustentável, através da produção e geração de trabalho e, ao mesmo tempo, criar condições para que a população tenha acesso a uma alimentação adequada e de elevado valor nutritivo”, explica.

Já o Cozinhalimento, irá permitir a transferência de recursos orçamentários para aquisição de equipamentos para  a instalação de cozinhas piloto experimentais, com o objetivo de capacitar agentes, tornando-os multiplicadores de ações de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas pelo Estado de São Paulo. Através de cursos, palestras e treinamentos irá proporcionar a criação de centros avançados de treinamento, difusão de conhecimentos e incentivo a geração de renda, com enfoque no atendimento a populações de baixa renda.

Durante a cerimônia, técnicos da Codeagro irão apresentar aos presentes um outro projeto desenvolvido pelo órgão: o “Bom preço do Agricultor”.

O objetivo é estimular a diversificação da pequena e média produção agrícola e potencializar canais de escoamento da produção rural. Este fortalecimento é feito com incentivo à agregação de valor e da criação de pontos de comercialização de produtos hortifrutigrangeiros, agropecuários e agroindustriais. Estes pontos, fixos e móveis proporcionarão ao produtor um canal direto para a venda de seus produtos e, ao consumidor produtos de qualidade a um preço acessível.

“Através destes três projetos, a Secretaria de Agricultura avança ainda mais no fortalecimento da Agricultura familiar e na manutenção da segurança alimentar”, disse o secretário Alberto Macedo.

Serviço

Cerimônia de Assinatura de Convênios dos Projetos Hortalimento e Cozinhalimento

Data: Quinta-feira – 29 de junho de 2006, às 10 horas

Local: Salão Nobre  da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3900 – Água Funda – SP

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura

C.A.