Mais de 100 mil estudantes prestaram vestibulinho das escolas técnicas estaduais

Número de vagas oferecidas aumentou este ano com a criação de seis novas unidades no Estado

sex, 16/06/2006 - 15h05 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 104 mil candidatos prestaram o vestibulinho no último final de semana, em todo o estado de São Paulo, nas Escolas Técnicas administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Eles disputam 25.496 vagas oferecidos pelas 125 ETEs, que estão distribuídas em 104 municípios. Este ano foram criadas 760 novas vagas nas seis unidades que entraram em funcionamento no primeiro semestre: duas na região metropolitana (zona Sul da Capital e Osasco), uma na Baixada Santista (Guarujá) e três no interior do Estado (Lins, Bebedouro e São José do Rio Pardo).

A lista contendo a classificação geral do processo seletivo realizado no último dia 11 será divulgada no dia 14 de julho, nas ETEs e, também, no site www.centropaulasouza.com.br. As listas dos candidatos aprovados para as matrículas serão afixadas nas escolas a partir do dia 17 do próximo mês.

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, formado por 125 Escolas Técnicas e 26 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), possui 112.956 mil alunos, dos quais 94.551 (1º semestre de 2006) em ETEs e 18.405 em Fatecs (1º semestre de 2006), e conta com 5.957 docentes e 2.789 funcionários. As Fatecs oferecem 29 cursos e as ETEs 62 cursos gratuitos.

Matrícula

Os estudantes aprovados no vestibulinho precisarão providenciar os seguintes documentos para a matrícula (cópia simples acompanhada dos originais): certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade (RG); declaração de que está matriculado na 2ª ou na 3ª série do Ensino Médio (2º grau) ou certificado de conclusão; quatro fotos 3×4 recentes; requerimento de matrícula para o 1º módulo fornecido pela escola, preenchido e assinado pelo interessado (se menor de idade, a matrícula deverá ser requerida pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal); o candidato que se autodeclarar egresso do ensino público deverá entregar, no ato da matrícula, declaração de conclusão de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, firmada pela direção da escola de origem ou pela Diretoria Regional de Ensino ou original do histórico escolar, acompanhado de cópia simples, relacionando as escolas públicas (federais, estaduais ou municipais) em que estudou.

Novas Escolas Técnicas Estaduais

Com a criação de seis novas unidades no Estado, estão sendo oferecidas mais 760 vagas. A ETE Bebedouro oferece os cursos de Gestão de Pequenos Negócios, com 40 vagas – tarde e 40 vagas – noite, Informática, com 40 vagas – tarde e 40 vagas – noite; a Escola Técnica de Lins tem 40 vagas para Administração (noite) e 40 vagas para Edificações (noite); ETE Guarujá, que funciona como extensão da ETE Aristóteles Ferreira, tem Hotelaria, 40 vagas – noite, Manutenção Aeronáutica, 40 vagas – noite; a de Osasco tem Administração, com 40 vagas – tarde e 40 vagas – noite, e Logística, 40 vagas – tarde e 40 vagas – noite; em São José do Rio Pardo são oferecidos Informática, 40 vagas – tarde e 40 vagas – noite, Web Design, 40 vagas – noite, e na unidade da Zona Sul tem Administração, 40 vagas – tarde, 40 vagas – noite, e Eletrônica, 40 vagas – tarde e 40 vagas – noite. Essa última não abriu processo seletivo para o 2º semestre

Orçamento

O orçamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza cresceu 124% entre os anos de 2001 e 2006. Em 2001 foram investidos R$ 136,5 milhões e neste ano estão previstos R$ 309,4 milhões para o Ceeteps.

Entre 2001 a 2004 foram entregues as Escolas Técnicas da Zona Leste; de São Roque; de Hortolândia; de Santa Bárbara D’Oeste; Guaianases e Santos; e as Faculdades de Tecnologia da Zona Leste; Botucatu; Jundiaí; Mauá e Praia Grande. Em 2005, foram inauguradas as ETEs de Birigui; Capão Bonito, Taubaté; e as Fatecs de Garça, São José do Rio Preto e Mococa. Neste ano começaram a funcionar a ETE e Fatec Zona Sul, a ETE São José do Rio Pardo, e as ETEs de Bebedouro, Lins, Osasco e Guarujá.

Para o segundo semestre deste ano estão previstas as implantações das seguintes unidades: Fatecs- Presidente Prudente; Santo André e Alto Tietê/Itaquaquecetuba; ETEs- de Itanhaém, Palmital; Itaquera (Capital); Teodoro Sampaio; Piraju e Parque da Juventude (cidade de São Paulo).

André Muniz