Mais de 1.600 servidores são promovidos em concurso por mérito

Aprovados terão aumento de 40% no salário-base e representam 52% do total de inscritos

ter, 14/09/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O concurso de promoção por mérito da área administrativa do Governo teve 1.616 aprovados que terão aumento de 40% no salário-base, com pagamento retroativo a janeiro de 2010. Ao todo, foram 3.686 servidores públicos inscritos. As provas foram realizadas de 24 de maio a 16 de julho deste ano pela secretaria de Gestão Pública.  A lista de aprovados foi publicada no Diário Oficial de 1º de setembro.

Do total de inscritos, 92% ingressaram no governo paulista em cargo de nível intermediário, que exige ensino médio completo (Oficial Administrativo, Oficial Operacional e Oficial Sociocultural) e posteriormente concluíram um curso universitário. Nesse grupo foram aprovados 1.476 servidores. Entre aqueles em posições que exigem nível universitário (Analista Administrativo, Analista de Tecnologia, Analista Sociocultural e Executivo Público), 140 alcançaram a pontuação necessária para a promoção. Para participar, além das exigências acima, o servidor precisa ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício no mesmo cargo.

A maioria (46%) dos candidatos do concurso de promoção é formada por servidores da secretaria da Saúde. As pastas da Educação e da Administração Penitenciária aparecem na segunda e terceira posições: 15% e 11%, respectivamente, dos candidatos inscritos no processo.

O concurso de promoção por mérito, voltado para funcionários públicos abrangidos pela Lei 1.080 (área meio), será realizado a cada dois anos. Nesta primeira etapa, a Fundação Getulio Vargas foi o órgão externo responsável pela concepção do conteúdo e aplicação das provas. Os exames foram realizados em centros de testes credenciados, localizados em 28 municípios paulistas.

Da Secretaria de Gestão Pública