Mais de 1,5 milhão de pessoas já fizeram o pagamento do licenciamento antecipado

Detran.SP e Prodesp montam força-tarefa que trabalha em três turnos para garantir o envio dos documentos pelos Correios

qui, 21/01/2016 - 11h36 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) montou uma força-tarefa para cuidar da impressão e envio dos documentos do licenciamento antecipado. Mais de 1,5 milhão de proprietários de veículos do estado já fizeram o pagamento, com IPVA à vista, em apenas dez dias úteis de 2016.

O Detran.SP e a Prodesp montaram em três turnos especiais, das 6h às 24h. Os documentos são impressos no Data Center da Prodesp e separados em envelopes lacrados pela equipe para remessa postal. O desafio é fazer o trabalho no menor prazo e com índice de erro próximo a zero, meta que vem sendo alcançada nos últimos anos.

A operação foi implantada para atender à demanda, que deve chegar a 3,5 milhões de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) emitidos até março. Quem optar pelo pagamento do IPVA de forma parcelada pode fazer o licenciamento antecipado junto com a terceira e última parcela.

Em janeiro de 2015, 2,1 milhões de motoristas fizeram o licenciamento antecipado, cerca de 100 mil a mais do que em janeiro de 2014. Neste ano, a Prodesp estima que o número só no mês de janeiro deva passar de 2,3 milhões. No dia 4 de janeiro, primeiro dia do licenciamento antecipado, o portal do Detran.SP registrou volume recorde de quase 300 mil acessos.

Os proprietários também podem usar o aplicativo Detran.SP para celular e tablets, no qual é possível obter de forma gratuita, entre outras informações, o total de débitos do veículo. O aplicativo também bateu recorde de acessos. O número saltou de 20 mil para 80 mil acessos dia.

Porte obrigatório
O CRLV é um documento de porte obrigatório. O motorista flagrado sem o documento ou com ele desatualizado pode ser multado, além de ter o carro apreendido. No estado de São Paulo, o calendário anual obrigatório de licenciamento começa em abril e vai até dezembro, de acordo com o final da placa. Para os veículos de carga (caminhão) vai de setembro a dezembro.

Quem preferir pagar o licenciamento conforme o calendário, poderá receber lembretes sobre a proximidade do vencimento. Basta baixar o aplicativo Detran.SP. Os alertas ocorrem no início e no meio do mês de vencimento.

O licenciamento antecipado só pode ser feito de forma eletrônica via sistema bancário, com entrega do documento pelos Correios no endereço de registro do veículo. As unidades de atendimento do Detran.SP e os postos Poupatempo não emitem o licenciamento antecipado.

Em 2016, o valor da taxa de licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos. Ao fazer o licenciamento eletrônico antecipado, é obrigatório pagar R$ 11,00 pelo custo de envio do documento pelos Correios. Além disso, é preciso quitar débitos de seguro obrigatório (DPVAT) e possíveis multas.

Para mais informações, o usuário pode acessar o Portal do Detran.SP ou ligar no Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300 101 3333.

Do Portal do Governo do Estado