Mais de 1,4 mil atletas participam dos Jogos Estaduais do Idoso em Guaratinguetá

Abertura da competição foi feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lila Covas

sáb, 15/07/2000 - 14h58 | Do Portal do Governo

Valorizar e estimular a prática esportiva e ao mesmo tempo promover o bem-estar e uma vida mais saudável são as principais metas do IV JEI, Jogos Estaduais do Idoso, realizado neste final de semana no município de Guaratinguetá, interior do Estado de São Paulo.

Pelo menos 1.480 atletas com mais de 60 anos participam dessa grande final nas modalidades de Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Truco e Vôlei. Todos eles foram classificados entre os 9.238 atletas de 286 municípios que participaram do IV JORI, Jogos Regionais do Idoso, realizado entre maio e junho nas cidades de Altinópolis, Araras, Barra Bonita, José Bonifácio, Osvaldo Cruz e Pindamonhangaba.

Na sexta-feira a solenidade foi aberta pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lila Covas. Para ela, o JEI significa determinação e união entre membros da Terceira Idade. “Esse é um grande exemplo de força e vigor para todos nós. Os Jogos fortalecem o convívio social, proporcionam novas amizades e ressaltam que a união entre os idosos vem crescendo com muita força, proporcionando a eles maior respeito e dignidade. Mas sem as parcerias do governo e da iniciativa privada não poderíamos ter concretizado esse sonho. Parabéns às mais de 500 pessoas que trabalharam duro para a realização dessa final esportiva”.

Na sexta-feira foram apresentadas coreografias de 25 cidades. Também participaram da solenidade de abertura o secretário estadual de Esporte e Turismo, Marcos Arbaitman; o prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos; a primeira-dama da cidade, Regina Lúcia dos Santos; o diretor-presidente da Nossa Caixa Nosso Banco, Geraldo Gardenalli; o Chefe de Gabinete do Fussesp, Antônio Vagner Pereira, além de prefeitos e primeiras-damas de vários municípios. As atividades esportivas e o grande Baile acontecem durante todo o final de semana.

São 121 municípios participantes do IV JEI, entre eles Águas de São Pedro, Americana, Araçatuba, Bebedouro, Botucatu, Cosmópolis, Cruzeiro, Franca, Ibirá, Ilha Solteira, Jacareí, José Bonifácio, Lins, Marília, Olímpia, Osasco, Paulínia, Pederneiras, Peruíbe, Piracicaba, Piraju, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Carlos, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tupã e Votuporanga.

Patrícia Reis