Mais da metade da população paulista está acima do peso

Levantamento aponta que 13,5% são fumantes e 15% de pessoas que abusam de bebida alcoólica; 38% consomem carnes com excesso de gordura

qua, 05/02/2014 - 14h50 | Do Portal do Governo

Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde revela que mais da metade da população do Estado de São Paulo está acima do peso. O estudo, feito em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP apontou que 52,6% das pessoas estão nesta situação. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A pesquisa inédita foi feita para monitorar fatores de risco e de proteção para doenças crônicas, que mais causam adoecimento e mortalidade precoce no país. Para isso, foram ouvidas, por telefone, 5,7 mil adultos, de ambos os sexos, que moram na capital, cidades da Região Metropolitana e interior do Estado entre 2012 e 2013.

Os principais resultados obtidos revelam que 37,9% dos entrevistados consomem regularmente carnes com excesso de gordura, 14,3% não realizam atividades físicas e 13,5% são fumantes. Além disto, 15% abusam da ingestão de álcool. Também foi observado que 31,5% das pessoas ouvidas consomem refrigerante cinco ou mais dias da semana.

LEIA TAMBÉM
Alimentação Emocional: entenda o porquê do descontrole na hora de comer

Os pesquisadores aplicaram um questionário com perguntas sobre características demográficas e socioeconômicas, padrão de alimentação e atividade física, frequência de consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, autoavaliação do estado de saúde, peso e altura e também questões relacionadas a situações de trânsito.

Por meio da pesquisa, foram identificados os principais fatores de risco: tabagismo, sedentarismo, abuso de álcool e alimentação inadequada. A partir do resultado, o Governo do Estado poderá definir novas políticas públicas na área de prevenção e promoção da saúde.

Do Portal do Governo do Estado