Mais 300 postos do AcessaSP terão conexão por wi-fi

Governo de SP lança edital para ampliar acesso da população à internet sem fio

ter, 26/04/2016 - 17h17 | Do Portal do Governo

Mais postos do programa de inclusão digital AcessaSP terão conexão por meio das redes sem fio (wi-fi). O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão (STSC), lançou edital para ampliar o acesso à internet por meio das redes sem fio, instalando equipamentos em mais 300 unidades do AcessaSP ainda em 2016.

Em funcionamento desde o ano 2000, o AcessaSP oferece gratuitamente computadores e conexão a internet para a população. Dos 849 postos em funcionamento atualmente, 174 têm rede wi-fi, além da conexão fixa.

O número de usuários da rede sem fio mais que dobrou no ano passado. Em 2014, foram 648 mil atendimentos por meio de wi-fi, número que saltou para 1,6 milhão em 2015. Considerando os atendimentos feitos também pela rede fixa, os postos do AcessaSP fizeram, no ano passado, cerca de 6,5 milhões de atendimentos.

As 849 unidades em funcionamento no Estado de São Paulo cobrem 589 municípios, 43 deles em zona rural. O AcessaSP funciona em parceria com as prefeituras e com outros órgãos governamentais, como Poupatempo, CIC, EMTU, CPTM, Bom Prato e Itesp.

Conforme prevê o edital, a contrapartida das prefeituras é apoiar e incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltado para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade. Serão benvindas iniciativas inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e cultura hacker.

A Rede de Projetos, criada para incentivar usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos postos para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da população, reúne mais de 2 mil projetos. Para conhecer algumas dessas iniciativas acesse http://rede.acessasp.sp.gov.br/og.

Do Portal do Governo do Estado