Mais 250 internos da Fundação CASA recebem título de eleitor

Dos 607 adolescentes da Vila Maria, 415 deles estão aptos a votar

ter, 27/04/2010 - 19h30 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez na história da Fundação CASA, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na instituição terão o direito de votar. Nesta terça-feira, 27, 250 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades da Vila Maria receberam o título de eleitor. Os documentos foram entregues por cartórios da Justiça Eleitoral.

Dos 607 adolescentes das 11 unidades da Divisão Regional da Vila Maria, 415 foram contemplados. Para que eles aprendam a votar, os profissionais que atuam nas unidades farão com os jovens uma simulação com candidatos fictícios.

A possibilidade dos jovens da CASA desempenharem o direito ao voto sempre foi defendida pela presidente da instituição, Berenice Giannella. Dos 415 jovens votantes da Vila Maria, 165 já estão com o título em mãos. Eles são das unidades de Itaquaquecetuba, João do Pulo, Nova Vida, Ouro Preto, Paulista e CASA Itaquá. Agora, faltam as unidades Abaeté (89 adolescentes), Bela Vista (46), Belém (34), Bom Retiro (28) e São Paulo (53).  

“Em 2006, já havíamos solicitado ao TRE a instalação de urnas nas unidades, o que, na época, não foi possível por dificuldades técnicas”, comentou Berenice Giannella. “O direito ao voto é fundamental para o processo socioeducativo, que visa a reinserção dos jovens à sociedade e a formação da cidadania”, completa.

Segundo o diretor regional da Vila Maria, Sergio de Oliveira, os adolescentes também passarão por oficinas de cidadania para que votem com consciência. “Eles (jovens) têm que entender a importância de votar com consciência. Não é só digitar o voto na urna. Além do trabalho realizado nas oficinas, os adolescentes também vão assistir a propagandas políticas gratuitas, tanto de televisão quanto de rádio”.

Eleições na CASA

Os títulos eleitorais estão sendo providenciados pelo Tribunal Regional Eleitoral, após a opção voluntária de cada adolescente em sua respectiva unidade. “Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas”, destacou o diretor da unidade Abaeté., Alaor Francisco.

“Num país democrático, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. O ato de votar possibilita a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. É por isso que os nossos jovens também têm que exercer esse direito”, finaliza Alaor.

Da Fundação CASA