Mais 10 laboratórios da Sabesp recebem acreditação

Certificado do Inmetro atesta que as unidades desenvolvem suas atividades com eficiência, merecendo plena confiança

dom, 02/12/2007 - 10h45 | Do Portal do Governo

Dez laboratórios de Controle Sanitário e Ambiental da Sabesp, em municípios atendidos pela empresa no interior e no litoral do Estado, receberam na sexta-feira, 30, o certificado de acreditação concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Isso significa que essas unidades atendem aos requisitos previamente definidos e são competentes para realizar suas atividades com confiança.

Na prática, trata-se de uma garantia à população quanto à qualidade do produto fornecido pela Sabesp, já que os laboratórios monitoram todo o processo do abastecimento de água, desde a captação nos mananciais até os pontos de entrega.

Ontem, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, fez a entrega dos certificados da acreditação. A partir de agora, todos os laboratórios da empresa estão certificados pela norma ISO 17025. Na região metropolitana de São Paulo, desde 1998, as seis unidades mantêm o reconhecimento pela norma ISO 9000 – 2000.

A acreditação foi dada aos laboratórios das unidades de negócio da Sabesp sediadas em Franca, Itapetininga, São José dos Campos, Presidente Prudente, Botucatu, Lins, Fernandópolis, Registro, Caraguatatuba e Santos.

Baixada Santista

O Controle Sanitário e Ambiental é a unidade da empresa que monitora, permanentemente, a água distribuída nos nove municípios da Baixada Santista. As coletas são realizadas diária, mensal e semestralmente.

A Sabesp faz 18 mil análises por mês em toda a rede de distribuição desses municípios, por meio de duas mil coletas em pontos distintos. Nas estações de tratamento, as análises são realizadas de hora em hora, visando a garantir a qualidade da água distribuída à população.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

(I.P.)