Mais 1.028 policiais civis e técnico-científicos tomam posse em SP

Os concursos que reforçam o efetivo paulista fazem parte do programa São Paulo Contra o Crime; 202 mil pessoas realizaram as provas

ter, 22/03/2016 - 19h32 | Do Portal do Governo

Mais 1.028 policiais civis e técnico-científicos aprovados em concurso reforçam o combate à criminalidade no Estado de São Paulo. Os profissionais, já nomeados ao cargo, tomaram posse nesta terça-feira (22).

Para a Polícia Civil, foram empossados 346 investigadores e 394 escrivães. Já para a Polícia Técnico-Científica são 112 peritos criminais, 73 auxiliares de necropsia, 23 atendentes de necrotério, 30 fotógrafos e 15 desenhistas técnico-periciais, além de 35 médicos legistas.

Os novos policiais – 685 homens e 343 mulheres -, iniciam agora um curso de formação de cerca de quatro meses na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Além das aulas, os alunos passarão por um período de estágio probatório nas unidades policiais.

O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, destacou o empenho dos aprovados na prova considerada de alta complexidade. “Só quem já prestou concurso público pode entender a alegria e satisfação de estar aqui [tomando posse]. Um sentimento de que valeu a pena todo o esforço, estudo e privação”, ressaltou Moraes.

Formação
Durante o curso na Acadepol, os futuros agentes terão aulas de temas como criminalística, criminologia, direitos humanos, inteligência, investigação e inquérito policial, medicina legal, entre outras disciplinas.

Após formados, os novos policiais serão designados para unidades das polícias Civil e Técnico-Científica de todo o Estado, de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.

Os 1.028 policiais haviam sido nomeados ao cargo pelo governador Geraldo Alckmin no início deste mês. Eles foram aprovados em oito concursos públicos que fazem parte do programa São Paulo Contra o Crime e tiveram cerca de 202 mil inscritos.

Do Portal do Governo do Estado