Maioria feminina: mulheres são 51% da população paulista

Estudo é da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE

dom, 03/06/2007 - 16h02 | Do Portal do Governo

No decorrer dos últimos 26 anos, a diferença entre a população masculina e a feminina nunca foi tão acentuada no Estado de São Paulo: em 2006, foram contabilizados 95,8 homens para cada 100 mulheres paulistas, o que, em números absolutos, equivale a aproximadamente 860 mil mulheres a mais em relação ao número de homens.

Essa relação, conhecida como razão de sexos, não se manifesta da mesma forma entre as diversas faixas etárias da população. Em 2006, o sexo masculino prevaleceu até a faixa etária de 15 a 19 anos. A partir dos 20 anos, o número absoluto de mulheres superou o de homens. Tal descompasso deve-se principalmente à maior esperança de vida observada para a população feminina, o que leva a um aumento das diferenças populacionais entre homens e mulheres, especialmente no que se refere aos adultos e idosos. Outro fator que influencia as diferenças mencionadas são os fluxos migratórios, que podem acentuar ou atenuar os contrastes, sobretudo no contexto intra-estadual.

A razão de sexos também varia significativamente de acordo com os diversos municípios e regiões administrativas do Estado de São Paulo: enquanto em 2006 a Região Metropolitana de São Paulo apresentou a maior diferença regional entre a população masculina e a feminina (93,3 homens para cada 100 mulheres), a Região Administrativa de Sorocaba foi a mais equilibrada, com uma razão de sexos muito próxima a 100. Já a Região Administrativa de Registro apresentou maior participação da população masculina, com 103,2 homens para cada 100 mulheres.

    Assessoria de Imprensa da Fundação Seade