Maioria dos usuários do Acessa é jovem e tem renda de até dois salários mínimos

Pesquisa mostra que 69% dos usuários têm até 24 anos

dom, 06/06/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os postos do programa Acessa SP são frequentados principalmente por jovens e cidadãos de baixa renda. Em sua sétima edição, a Ponline, pesquisa realizada anualmente para traçar o perfil dos usuários do programa de inclusão digital do governo paulista, mostra que mais da metade dos cidadãos que vão aos postos – 69% – têm até 24 anos. Realizada em outubro de 2009 com 9.023 usuários de todas as regiões do estado, a Ponline registrou aumento de três pontos percentuais de acessos aos computadores do programa por jovens com idades entre 11 e 14 anos – de 21% para 24%, na comparação entre 2008 e 2009.  

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (68%) respondeu ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O número de usuários que trabalham é de 32% – queda de 4%. Estudam 64% dos respodentes. Quanto ao grau de instrução, 47% têm nível médio, 34% fundamental e 18% superior.

A pesquisa também mostrou que mais da metade dos participantes (66%) não tem computador em casa. No entanto, 69% têm o hábito de navegar na internet no tempo livre. Os postos do Acessa SP são pontos de acesso à internet para 53% dos usuários mais de três vezes por semana. Ainda com relação à frequência nas unidades, houve aumento de 39% para 42% na comparação dos cidadãos que usam os computadores do programa há mais de um ano.

“A pesquisa mostra que o Acessa SP mantém seu foco ao oferecer o acesso gratuito à internet banda larga para a população. Este programa é uma ferramenta não só de inclusão digital, mas também social, pois leva o conhecimento de forma democrática e atende a quem mais precisa”, afirma o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.

Internet como principal fonte de informação 

A avaliação sobre o impacto da Internet na vida do cidadão pela pesquisa aponta que a rede é a principal fonte de informação para 81% dos respondentes – aumento de 10%. Encontram diversão na web 88% dos usuários.  Para 72% dos entrevistados, a rede deu a oportunidade de conhecer novos amigos.  O acesso à Internet melhorou a vida pessoal também de 72% e a financeira de 39% dos participantes. Têm mais facilidade de aprender pela rede 78% dos respondentes, enquanto 58% cuidam melhor da sua saúde a partir das informações de sites.

Web 2.0 

Sites de relacionamentos são a preferência dos usuários do Acessa SP. Sobre atividades de lazer e entretenimento na web, 82% costumam navegar em páginas como o Orkut. Crescem na pesquisa números de acessos a vídeos online – salto de 43% para 51% – e de jogos – de 34% para 36%. Para 21% dos respondentes, o lazer está relacionado ao acesso a sites de emissoras de rádio ou tevê. Outros 20% costumam baixar filmes, músicas ou programas de computador.

O e-mail está no topo da lista das atividades ligadas à comunicação, sendo considerado principal ferramenta online para trocar informações de 79% dos respondentes – aumento de quatro pontos percentuais em relação à amostragem de 2008. Conversam por programas de mesagens instantâneas 64% dos usuários. Microblogs e programas de mensagens de voz são ferramentas menos utilizadas – disseram que as acessam respectivamente, 9% e 7% dos respondentes.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45,7 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 601 postos em funcionamento em 529 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Da Secretaria de Gestão Pública