Maioria dos produtos de limpeza é aprovada na Operação Casa Limpa

Resultado demonstra sucesso da fiscalização e adequação dos fabricantes às normas

ter, 17/04/2007 - 20h00 | Do Portal do Governo

A maioria dos produtos de limpeza fiscalizados pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), nos seis laboratórios do Estado e também na capital paulista, obteve um baixo nível de reprovação.

Foram coletados no comércio, principalmente em supermercados, mercados e hipermercados, 70 tipos de produtos do segmento. Lava-roupas, amaciantes, detergentes, lava-louças, águas sanitárias, ceras e saponáceos, fazem parte dessa lista. Do total, apenas oito estavam irregulares (11, 43%).

A maior irregularidade foi constada em Presidente Prudente. As 14 amostras analisadas do lava-louças em pasta, da marca Urca, de 200 gramas, estavam em média, 11,3 gramas abaixo do declarado pelo fabricante na embalagem. Uma falta de 5,65%.

O segundo lugar, na lista de irregularidades, foi detectado pelo laboratório de São José do Rio Preto. O removedor para assoalho “Takito”, de 1 litro, apresentava em média, 41,20 mililitros a menos do produto (-4,12%). O terceiro lugar veio novamente de Presidente Prudente: as amostras do lava-roupas “Urca Inteligente” de 800 gramas apresentaram em média 24 gramas a menos do que o declarado (-3%).

Na capital foram verificados 25 produtos e nenhuma irregularidade foi constatada. De acordo com a supervisora técnica de serviços do Núcleo de Fiscalização de Pré-Medidos do Ipem-SP na capital paulista, Vera Lúcia Gonçalves, isso demonstra o sucesso da fiscalização do Ipem-SP e adequação dos fabricantes às normas. Ribeirão Preto e São José dos Campos também tiveram 100% de aprovação. Como ocorre a fiscalização

A fiscalização em produtos pré-medidos (embalados sem a presença do consumidor) tem como objetivo coibir a venda de mercadorias fora das especificações, evitando o prejuízo do consumidor direto e também de empresas que compram em grandes quantidades.

A indicação quantitativa, aposta na embalagem pelo responsável pelo produto, obedece a normas específicas. Por exemplo, deve estar na vista principal, em cor contrastante, para transmitir ao consumidor uma fácil, fiel e satisfatória informação da quantidade comercializada.

Nos pontos de venda, os produtos são submetidos sempre que possível a um pré-exame, que consiste na verificação da quantidade líquida, sem destruir as embalagens. Com essa metodologia, se agiliza o procedimento de fiscalização e otimização no uso dos laboratórios do Ipem-SP.

A fiscalização do Ipem-SP utiliza regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada e quantidade real dos produtos pré-medidos. Os técnicos chegam a essa comprovação por meio do cálculo em que é subtraído o peso da embalagem fechada (peso bruto) daquele da embalagem vazia.

Os produtos são examinados nos sete laboratórios do Ipem-SP: capital paulista, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

O Ipem-SP dá atenção especial aos produtos de grande consumo popular, tais como, açúcar, arroz, biscoito, café, feijão, gás de cozinha (GLP), leite, macarrão, margarina, óleo, sal, papel higiênico, sem descuidar dos demais produtos, como os de limpeza, alvo desta última operação.

Além de ser aberto à imprensa, todas as análises quantitativas nos laboratórios de pré-medidos do Ipem-SP podem ser acompanhadas pelos fabricantes ou responsáveis pelos produtos, convidados a presenciar os exames metrológicos.

Estes recebem antecipadamente o comunicado de que o produto foi coletado para a análise e o convite para presenciar a verificação na data determinada, mas a ausência destes não impede a realização dos exames.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)