Maioria dos brasileiros que faz dieta não consulta um médico

Os que ficam mais de quatro horas sem comer nada equivalem a 52%

ter, 30/10/2007 - 10h45 | Do Portal do Governo

Apenas 40% da população que faz dieta consulta um médico. Essa é uma das conclusões da pesquisa sobre o hábito alimentar do brasileiro, feita pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Seção de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

A população não identifica o médico como interlocutor para tratar de alimentação saudável. Daqueles que fazem dieta poucos consultam os doutores da saúde. Sem orientação, acabam não estabelecendo relação entre dieta e tempo de jejum. Os que ficam mais de quatro horas sem comer nada equivalem a 52%.

De forma geral, o cardápio da população é composto mais por carnes (e em quantidade superior à necessária) do que frutas, verduras ou legumes. O brasileiro passou a ingerir menos fibras. Cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que estão na base da pirâmide nutricional e deveriam estar em maior quantidade no prato, são substituídos por outros alimentos.

Óleos – Quando se trata do consumo de óleos, 85,5% dos pesquisados preferem utilizar óleo de soja, girassol ou milho. Apenas 8,5% consomem óleo de canola, que contém elevada quantidade de Ômega-3 (reduz triglicerídios e controla arteriosclerose), vitamina e (antioxidante que diminuem radicais livres), gorduras monoinsaturadas (reduzem LDL) e o menor teor de gordura saturada (controle do colesterol) de todos os óleos vegetais. O estudo foi feito com 1,5 mil pessoas das classes A, B e C, e as entrevistas realizadas em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.

Da Secretaria da Saúde