Mágicos fazem show a crianças da favela Alba

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 15, no Posto de Comando da Operação Saturação, na zona sul de SP

ter, 16/10/2007 - 12h15 | Do Portal do Governo

O Posto de Comando da Oste (Operação Saturação por Tropas Especiais) foi palco, na tarde desta segunda-feira, 15, de um show de mágica oferecido para as crianças da comunidade da Favela Alba, na região da Vila Santa Catarina, zona sul da Capital. A apresentação, que contou com a presença de cerca de 120 crianças, faz parte de um trabalho de aproximação da polícia com a população e antecede a Virada Social.

A atração marcou o início das atividades culturais destinadas à população que vive na região da Favela Alba. O mágico Ricardo Malerbi, que prendeu a atenção das crianças por aproximadamente 45 minutos, considera a iniciativa muito importante por dar opções de lazer à população carente. “Eu perguntei antes do show se eles já tinham visto mágico e eles só viram no circo ou o Mister M na televisão. É um pecado a criança passar tanto tempo sem ver esse tipo de coisa e não ter contato com expressão artística”, afirmou.

O garoto Lucas Gomes, morador da Alba, tem 10 anos e ajudou o mágico em um de seus números. Ele saiu empolgado do espetáculo, pois essa foi a primeira vez em que assistiu um número de mágica. “Achei muito legal, não sei como ele faz tudo aquilo”, contou Lucas. Depois do show, o menino ainda passou na tenda do Centro Odontológico e marcou consulta para o final desta semana. Ele irá pela primeira vez ao dentista.

Centro Odontológico

O Centro Odontológico instalado no dia 21 de setembro em uma tenda no Posto de Comando, promove às segundas-feiras a triagem para definir as crianças que serão atendidas no restante da semana. É também por esse motivo que este dia da semana foi escolhido para as apresentações como a de hoje, já que há um fluxo de maior de crianças no local.

Logo após o show do mágico, as crianças assistiram a uma palestra sobre escovação com a dentista Camilla Carvalho, voluntária da Polícia Militar que participa da assistência odontológica oferecida às crianças da comunidade da Alba. Na seqüência, aquelas que já completaram o tratamento foram receber seus kits de escovação, contendo escova, pasta de dente e fio dental. Segundo a doutora, desde o dia 21 de setembro cerca de 100 crianças já foram atendidas no Centro.

Operação Saturação

A operação na Favela Alba, que começou no dia 12 de setembro, tem o objetivo de reduzir o índice de criminalidade na região, com foco no tráfico de entorpecentes. Ela precede a segunda edição da “Virada Social – Ações Integradas de Cidadania”, um Programa de Segurança Pública organizado pelo Governo do Estado.

Desde o início da operação, há 33 dias, a Polícia Militar já realizou 21.499 buscas pessoais e 455 em estabelecimentos comerciais da região. Além disso, apreendeu mais de 225 quilos de drogas e vistoriou 2.799 carros, 5.119 motos e oito caminhões.

Comandada pelo Policiamento de Choque da PM, a operação, que conta com 667 homens, 201 viaturas, uma aeronave, 67 cavalos e dois cães, já apreendeu 195,676 kg de maconha, 15,911 kg de cocaína, 9,700 kg de haxixe, 4,193 g de crack e 0,088 g de ecstasy, além de R$ 7.563,50.

Sessenta e quatro pessoas foram indiciadas por crimes em flagrante. Oito armas de fogo, 646 cartuchos, quatorze carros, 36 máquinas caça-níqueis, 22 balanças de precisão, 27 celulares, uma agenda com as movimentações do tráfico e uma câmera de circuito interno de TV foram apreendidos. A polícia também recuperou seis carros, com mandado de busca e apreensão.

Da Secretaria de Segurança Pública