Machado de Assis é tema em destaque na Biblioteca Virtual

O conteúdo sobre o escritor brasileiro está no endereço www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

ter, 14/10/2008 - 8h16 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Virtual (BV) do Governo do Estado traz um presente para estudantes e professores. O ‘Destaque’ do mês de outubro faz um apanhado de informações sobre Machado de Assis, cuja morte completou 100 anos no último dia 29 de setembro. A coluna apresenta a vida e a obra desse autor, que permanece atual, com textos, vídeos, áudio, crônica, poema, fotos e até um desenho animado.

Apoiada em extensa pesquisa, a Biblioteca Virtual apresenta características do autor que costumam passar despercebidas da maioria dos alunos, normalmente obrigados a ler suas obras para trabalhos escolares ou mesmo para o vestibular.

“Machado de Assis tem um jeito direto de se dirigir ao leitor. O texto dele é ágil, mas ao mesmo tempo muito denso”, constata a bibliotecária Sandra Hirashiki, responsável pelas pesquisas e estruturação do conteúdo da coluna que destaca o autor na Biblioteca Virtual.

Para ela, o autor conseguia, com suas personagens, mostrar a complexidade e os mistérios das relações humanas. “Aliás, mistério é que não falta na obra de Machado. Ao longo do tempo, os estudiosos vão descobrindo detalhes que só comprovam a genialidade de sua escrita”, ressalta Hirashiki.

Ela comenta que até os anos de 1960, as pessoas acreditavam que a famosa personagem Capitu, do livro Dom Casmurro, realmente havia traído o marido, Bentinho. “As pessoas não atentaram para a malícia de Machado de Assis em colocar Bentinho narrando em primeira pessoa, de modo que só temos a versão dele”, lembra a bibliotecária. Segundo ela, esse mistério teria sido decifrado pela professora norte-americana, Hellen Caldwell.

A coluna também explora características pessoais do autor, como a fina ironia e o sarcasmo que costumava utilizar na hora de criticar as contradições e hipocrisias da sociedade de sua época.

Além da vida e obra do autor, também há indicação de sites com informações sobre o autor e sua obra completa; matérias publicadas na internet sobre o centenário de sua morte; acesso a vídeos, fotos, áudios e textos relacionados ao autor e sua época; e um arquivo que reúne indicações de livros sobre Machado de Assis, que certamente será muito útil a pesquisadores e estudantes.

Quem quiser conhecer um pouco da obra do autor, também encontrará um áudio com a narração de “Conto de Escola”, publicado em 1896, no livro Várias Histórias.

Os internautas encontram, ainda, uma entrevista com Eufrida Pereira da Silva, uma brasileira que faz doutorado sobre Machado de Assis, na área de Estudos e Teoria Luso-Afro-Brasileiros na Universidade de Massachusetts, Darmouth.

Destaques – Todo mês a Biblioteca Virtual elege um tema para ‘destacar’ no site. A escolha do assunto leva em conta as datas especiais do mês e temas mais solicitados por usuários do serviço. Quando um novo destaque é inserido na página da internet, o antigo é transformado em link e pode ser acessado a qualquer momento pelos internautas. Para isso, basta clicar no botão ‘Em Destaque’, no menu superior da página.

“O objetivo é incentivar as pessoas a buscarem mais informações sobre determinados temas”, explica a coordenadora da BV, Regina Fazioli. Ela observa que os temas escolhidos fazem sucesso entre os usuários do serviço. “Alguns destaques sempre aparecem entre os 10 links mais acessados no site da BV”, explica ela.

A Biblioteca Virtual é um serviço gratuito de auxílio à pesquisa e direcionamento para fontes de informações que o Governo do Estado de São Paulo oferece a toda a população pela internet.

Serviço:

Biblioteca Virtual: www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

Cíntia Cury