MAC exibe panorama latino-americano criado por mulheres

A mostra reúne trabalhos de artistas do Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai, no Parque do Ibirapuera, na Capital

qui, 28/02/2008 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) apresenta dia 8 a exposição “Mulheres artistas: relatos culturais”, acompanhada de conferências e de atividades educativas. A mostra coletiva faz parte do ciclo “Mulheres artistas e a contemporaneidade”, iniciado em 2007 e que se estenderá até 2010.

A exibição faz parte das homenagens do Dia Internacional da Muher e conta com obras das artistas latino-americanas Lacy Duarte (Uruguai), Bruna Truffa (Chile), Ana Miguel (Brasil) e Paola Parcerisa (Paraguai).

Na abertura do evento, a curadora e crítica de arte Radha Abramo será homenageada pela sua trajetória e atuação profissional.

“Mulheres artistas” está dividida em três partes –  exposição, conferências e ações educativas – e tem por objetivo promover o debate sobre arte contemporânea e ampliar o contato do público, com poéticas visuais de mulheres artistas, para a construção de um legítimo espaço destinado às suas manifestações.

A exposição tem curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves e de Cláudia Fazzolari e reúne, em 950 metros quadrados,  pinturas, objetos, vídeos e instalações. Todos os trabalhos são inéditos em São Paulo.

Lisbeth destaca o fato de o elenco de mulheres favorecer um olhar sobre características comuns entre suas obras. A reflexão sobre o entorno cultural, no qual a arte latino-americana está materializada por quatro artistas, é o eixo central.

Outro elemento a considerar é a abordagem relacionada ao corpo, muito evidente nas obras que compõem a mostra. O espectador irá verificar as circunstâncias e os desdobramentos de vivências particulares mulheres, em diferentes percepções.

Serviço:

Mulheres Artistas: relatos culturais

Curadoria: Lisbeth Rebollo Gonçalves e Cláudia Fazzolari

MAC USP Ibirapuera

Abertura: 8 de março, 11h

Visitação: 8 de março a 25 de maio

Terça a domingo das 10 às 19 horas

Tel. (11) 5573-9932

Entrada grátis

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso (Prédio da Bienal, entrada pela rampa lateral) – Parque Ibirapuera – Portão 3/ Estacionamento no parque com zona azul

Do MAC/USP