MAC abre inscrições para ateliê sobre poéticas visuais

A pré-inscrição vai até 8 de março, e o sorteio de vagas será dia 12, às 10h, no auditório do museu

qua, 07/03/2007 - 13h20 | Do Portal do Governo

Pelo segundo ano consecutivo, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP – localizado na Cidade Universitária, capital – realiza o ateliê Poéticas Visuais em Interação. A pré-inscrição vai até o dia 8 de março, e o sorteio de vagas será dia 12 março, às 10 horas, no auditório do museu (ver endereço abaixo). O objetivo é favorecer o desenvolvimento da poética pessoal dos participantes (desencadeamento de processos criativos e elaboração de projetos pessoais em arte), a partir dos estudos das obras de artistas do acervo do MAC-USP, tomados como referência. Ao término da programação anual, obras selecionadas dos participantes deverão integrar uma mostra do que foi produzido durante o projeto.

O ateliê oferece 21 vagas. Destina-se a jovens artistas, estudantes, arte-terapêutas, arte-educadores e demais interessados, com idade acima de 18 anos e experiência prévia em artes. Os trabalhos se desenvolverão de 14 de março a 5 de dezembro deste ano, às quartas-feiras, das 9 às 12 horas. Mensalmente, é solicitada uma contribuição de R$ 30,00 por participante.

Como a programação anual é discutida com a participação dos alunos, ela varia a cada ano. Em 2006, por exemplo, a atenção do ateliê se voltou para o estudo da poética, marcadamente abstrata, do artista norte-americano Frank Stella – uma de suas obras acaba de se integrar ao acervo do MAC. “Para ampliar a abrangência desses estudos na direção também do figurativo, optamos por uma aproximação da pop-art, pelo viés do artista Lichtenstein, citado na obra de Frank Stella, e ressonâncias da pop-art brasileira, pelo viés dos artistas Cláudio Tozzi e Rubens Guerchman, entre outros, buscando uma nova contextualização em tempos de Internet”, explica o educador Sylvio Coutinho, responsável por esse ateliê.

Neste ano, o que se pretende propor como programação são estudos de linguagens artísticas mais contemporâneas, na direção de artistas que operam com instalações, performances e happenings – e integram o acervo do MAC, como Regina Silveira, Cildo Meirelles e Waltercio Caldas –, com desdobramentos nos estudos do movimento internacional Fluxus.

Com essas abordagens, o ateliê busca interagir com as tendências inovadoras da arte contemporânea, propiciando rica troca de experiência entre os participantes. Os interessados em se inscrever nesse ateliê poderão visitar o acervo do MAC e, no prédio anexo, também visitar a exposição com a produção dos participantes do ano passado, cuja mostra será renovada a partir de abril.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

MAC USP Cidade Universitária

Ateliê Poéticas Visuais em Interação

Rua da Reitoria, 160

Pré-inscrições até 8 de março

Mais informações pelo telefone (11) 3091-3328