Lu Alckmin participa de mais um mutirão Visão do Futuro e entrega Padaria Artesanal no Parque Santo Antonio

Ao longo dia, quatro mil crianças receberam atendimento oftalmológico

sáb, 21/05/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou no sábado, 21, de mais um mutirão do programa Visão do Futuro. Desta vez, a primeira-dama acompanhou os atendimentos no Centro Oftalmológico Tadeu Cvintal, no Ipiranga. Ao longo do dia, quatro mil alunos das escolas municipais da capital foram atendidos por oftalmologistas.

Lu Alckmin destacou que essa iniciativa também ajuda a melhorar o desempenho das crianças na escola. “Esse mutirão começa na escola, com professores habilitados, que detectam se a criança não está enxergando bem. Esse projeto tão lindo tem como objetivo (melhorar) a qualidade de vida das crianças, para que elas possam enxergar, para que elas possam até aprender melhor na escola”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Quando é diagnosticado algum problema de visão na criança, o médico prescreve o uso dos óculos, que são doados pela Receita Federal, parceira do projeto. Até o final deste ano mais de 40 mil estudantes serão beneficiados pela iniciativa.

Além do Tadeu Cvintal, houve atendimento no CEMA, na Mooca; no Hospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César; na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Vila Buarque; na Vila Mariana; no Instituto Suel Abujamra, na Aclimação; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.

O programa Visão do Futuro é uma ação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Saúde.


Padaria Artesanal

No mesmo dia, a presidente do Fundo de Solidariedade foi até o Parque Santo Antônio, na zona sul da capital, fazer a entrega de mais um kit da Padaria Artesanal para a entidade Casa do Zezinho. Lu Alckmin falou como este projeto transforma a vida das pessoas. “Muda totalmente. Nós capacitamos essas pessoas, ou para gerar a sua própria renda vendendo pãozinho, ou então também elas podem trabalhar numa padaria, num restaurante”.

O kit da Padaria Artesanal faz parte do projeto A Gente Transforma – Parque Santo Antônio, idealizado pelo arquiteto Marcelo Rosembaun, que revelou a expectativa dessa ação para a comunidade. “A gente espera que isso traga muito benefício pra comunidade em todos os sentidos”, ressaltou o arquiteto.

Também foi inaugurada na comunidade uma biblioteca. Livros, computadores, CDs, DVDs, celulares e equipamentos de cinema foram entregues, tornando o espaço um ponto de cultura e de capacitação profissional.

Do Fussesp