Lu Alckmin inaugura Padaria Artesanal em Borá

Aviso de Pauta - Segunda-feira, dia 6

sex, 03/02/2006 - 15h00 | Do Portal do Governo

 A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo – Fussesp, Lu Alckmin, inaugura nesta segunda-feira, dia 06, às 9h30, no município de Borá, a ampliação do programa “Padarias Artesanais”, que foi implantado a partir do programa de capacitação e geração de renda do Fussesp. Estarão presentes o prefeito da cidade, Nelson Celestino Teixeira, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade e primeira-dama, Maria Pereira Teixeira.

 

O projeto Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social. Tem como objetivos  a qualidade da alimentação,  a capacitação profissional, a geração de emprego e renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

 

Para a viabilização do projeto são capacitadas, em todo o Estado, duas pessoas, indicadas pelos fundos municipais e entidades cadastradas, que se tornam agentes multiplicadores. Posteriormente, são entregues os kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 800,00 a R$ 1.200, dependendo da fornecedora e da negociação do parceiro. Ao todo, já foram capacitados mais de 14 mil agentes multiplicadores no Estado. Atualmente, são mais de 8 mil padarias implantadas em todo o Estado e em 1.900 entidades sociais e comunitárias de favelas da Capital, cadastradas no Fussesp.

 

Para Lu Alckmin, os projetos Geração de Renda “levam ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas carentes.  Seguem o enfoque principal do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo,  que é desenvolver programas que visam, principalmente, ações que exercitam a solidariedade educacional, possibilitando a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação de renda”. Lu Alckmin credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios, às líderes comunitárias, profissionais da área da educação e aos vários parceiros dos Programas. Os beneficiários são os 645 municípios do Estado.

Ao longo do período em que está à frente do Fundo Social, Lu Alckmin vem desenvolvendo, além do programa Geração de Renda, o projeto Padarias Artesanais e outras ações que contam com a participação da iniciativa privada, da sociedade civil e de parcerias governamentais. Entre eles, destacam-se: Casa de Brinquedos, Jogos Regionais dos Idosos, Campanha do Agasalho e Semana da Solidariedade.  

SERVIÇOS:

Data: Segunda-feira, dia 06 de fevereiro

Local: Padaria Artesanal de Borá – Praça Santo Antônio, s/n, Centro