Lu Alckmin faz primeira reunião do ano com conselheiros do Fundo Social

O encontro contou com a presença de Sílvia Domingos, esposa do vice-governador, e teve como pauta apresentação dos projetos que serão implantados nesta gestão

qua, 09/02/2011 - 18h25 | Do Portal do Governo

Lu Alckmin presidiu, no início da tarde desta quarta-feira, 9, a primeira reunião com o Conselho Deliberativo 2009/2011 do Fundo Social de Solidariedade deste ano. Além da presença de cinco, dos seis conselheiros, o encontro contou com a participação da nova conselheira Sílvia Domingos, esposa do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Guilherme Afif Domingos.

Durante o encontro, a presidente do Fussesp fez uma breve apresentação dos projetos desta gestão. O principal foco do Fundo Social será a capacitação profissional, sem, é claro, descuidar de programas voltados à criança e adolescente e aos idosos.

Além das Padarias Artesanais, está em implantação, no Parque da Água Branca, uma Escola de Qualificação Profissional. A Escola será subdividida em núcleos: Moda, Hotelaria e Gastronomia e Imagem Pessoal.

As crianças e adolescentes continuarão sendo atendidas nas Casas de Solidariedade, nos Campos Elíseos e Parque Dom Pedro, e em importantes programas, como: Visão do Futuro, Pedalando e Aprendendo e Consciência Alimentar, com a criação da Horta Educativa em escolas de educação infantil e creches. Já a terceira idade será contemplada com cursos e oficinas e as tradicionais competições dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).

Campanhas e ações sociais também serão realizadas ao longo do ano, como a Campanha do Agasalho, Semana da Solidariedade e Mutirão da Beleza, Saúde e Cidadania. Na área de convênios, serão ampliados os repasses de recursos a entidades e municípios para implantação de projetos de geração de emprego e renda e também de Praças do Idoso.

Para Sílvia Domingos, a reunião foi bastante produtiva. “É um privilégio poder contribuir como voluntária de tantas ações que irão beneficiar a população carente”, ressaltou.

A primeira-dama também fez um balanço positivo do encontro. “Tenho certeza que juntos faremos um ótimo trabalho. Os conselheiros serão fundamentais na troca de experiências e sugestões”, concluiu Lu Alckmin.

Ao final da reunião, o chefe de gabinete do Fussesp, Alécio da Silva Júnior, apresentou e entregou a cada um dos conselheiros o balancete referente ao ano de 2010.

Sobre o Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo do Fundo Social é composto por sete membros, todos voluntários, sob a presidência da primeira-dama e presidente do Fussesp. Os conselheiros, nomeados pelo governador, têm mandato de dois anos, permitido a recondução.

Dentre as competências do Conselho estão: organizar os serviços administrativos e projetos sociais; disciplinar e fiscalizar a arrecadação das receitas, realização das despesas e aplicação das disponibilidades financeiras.

O Conselho Deliberativo 2009/2011 do Fundo Social é composto por Suely Pinotti, Regina Moraes, Silvia Della Manna, Andrea Calabi, Roberto Dualibi e Miguel Jorge Filho.

Do Fussesp