Lu Alckmin e sete secretários visitam local do futuro centro de integração social

Projeto piloto visa transformar o lugar em referência de integração de políticas públicas e qualidade de vida para a população

ter, 01/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Na tarde desta segunda-feira, 31, sete secretários estaduais e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Governo de São Paulo estiveram no Centro de Esporte, Cultura e Lazer, do Parque Estadual Fontes do Ipiranga – Pefi. A visita serviu para que conhecessem pessoalmente o espaço, reforçando o compromisso de implantar o projeto piloto que visa transformar o local num equipamento de referência de integração de políticas públicas e qualidade de vida para a população paulista.

Cada uma das secretarias envolvidas – Desenvolvimento Social, Esporte, Educação, Saúde, Justiça, Meio Ambiente, Direitos da Pessoa com Deficiência e Cultura -, conjuntamente com o Fundo de Solidariedade e o Centro “Paula Souza”, já elencaram os principais programas e ações que serão oferecidos neste complexo. Com o envolvimento direto dos gestores, a expectativa é que ainda este ano seja inaugurado.

Antes disso, a infraestrutura deverá ser reformada para adequar às necessidades de cada órgão. “Os espaços foram apresentados às secretarias e a intervenção física dependerá dos projetos que serão implementados aqui”, afirma Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Social.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, elogiou a escolha do espaço e enfatizou que o mais importante será atuar de forma conjunta. Linamara Rizzo Battistella, titular da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reforça a importância de integrar todos os públicos, como a terceira idade e as pessoas com deficiência. “Este centro deverá agregar todas as pessoas, sem segmentar. Este é o verdadeiro espírito da inclusão”.

Nos próximos dias, cada parceiro do projeto, representado no Comitê Gestor, apontará suas necessidades estruturais para definir ações e o tempo de implantação delas. A parceria intersetorial será referência para outros parques em todo estado, com a oferta de políticas públicas integradas.

Também participaram da visita os secretários Bruno Covas (Meio Ambiente), Giovanni Guido Cerri (Saúde), Herman Voorwald (Educação), a presidente do Fundo de Solidariedade e primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, e Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro “Paula Souza”.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social