Lu Alckmin assina protocolo para criar hortas nas Casas do Adolescente

Primeira-dama do estado de São Paulo será madrinha do projeto, organizado pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria da Agricultura

qua, 23/09/2015 - 20h44 | Do Portal do Governo

A primeira-dama do estado de São Paulo, Lu Alckmin, assinou nesta quarta-feira (23) o Protocolo de Intenções para desenvolvimento do Projeto “Uma Horta para a Saúde”, iniciativa feita em parceria pelas secretarias de Agricultura e AbastecimentoSaúde e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) que instalará hortas educativas nas 30 Casas do Adolescente, unidades de saúde do governo voltadas aos jovens. 

Inspirado na Horta Educativa, iniciativa do FUSSESP voltada para crianças de 4 a 8 anos, o “Uma Horta para a saúde” terá como foco a participação dos jovens, em especial as adolescentes gestantes, com objetivo de orientar sobre a importância da alimentação saudável por meio do cultivo de hortas.

Num primeiro momento, a iniciativa será levada para quatro unidades da Casa do Adolescente da capital e do interior. “Os jovens aprenderão na prática a cultivar legumes e verduras, o que reforça a importância da alimentação mais natural e o respeito ao meio ambiente”, comentou Lu Alckmin, presidente do Fundo Social e madrinha da ação.

O projeto será executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Técnicos da instituição vão ensinar as equipes das Casas, que vão ministrar aulas sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, nutrição e estética.

A Secretaria da Agricultura oferecerá ainda assistência técnica necessária para a implantação da horta em pontos sobre como cultivar melhor cada planta, por exemplo.

Acolhidos
As unidades da Casa do Adolescente oferecem atendimento médico, social e psicológico gratuito aos jovens por meio de uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, como médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores.

As Casas também disponibilizam um espaço para atividades de interação entre os jovens, as famílias e os moradores da comunidade. Elas promovem ainda palestras sobre sexualidade, oferecem cursos de idiomas e de culinária, aulas de dança e oficinas culturais.

Do Portal do Governo do Estado