Lu Alckmin acompanha mutirão do Visão do Futuro no HC

Cerca de 1.500 alunos, de 6 e 7 anos de idade, foram submetidos a exames

sáb, 18/06/2011 - 10h20 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h)

Neste sábado, 18, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Lu Alckmin esteve no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, participando do programa Visão do Futuro, direcionado a estudantes do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo.

Cerca de 1.500 alunos, de 6 e 7 anos de idade, selecionados pelas escolas, foram submetidos a exames de acuidade visual, motilidade ocular, dilatação,fundoscopia, biomicroscopia, refração e mapeamento de retina.

O atendimento aconteceu no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas. No mesmo local, as crianças também escolheram os óculos e aprenderam a manusear as armações.

A meta do programa Visão do Futuro é identificar e prevenir a deficiência visual nos alunos para a diminuição dos elevados índices de evasão escolar, uma vez que problemas visuais pré-existentes podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem.

“Muitas vezes o aluno fica disperso não por desinteresse, mas porque não está enxergando direito. Com o Visão do Futuro, os professores habilitados têm condições de fazer uma primeira avaliação dentro da sala de aula. Caso algum problema for detectado, essas crianças são encaminhadas para os mutirões”, explicou a primeira-dama.

Os alunos diagnosticados com problemas de visão, a exemplo de miopia, recebem os óculos gratuitamente, com a graduação indicada pelo oftalmologista, em no máximo 60 dias, em suas escolas.

A iniciativa é uma promoção do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com as secretarias estaduais da Saúde e Educação e da Divisão de Oftalmologia do Hospital das Clínicas, com apoio da Diretoria Executiva do Instituto Central do HC da FMUSP.

Segundo informações do Fundo Social de Solidariedade, este ano serão realizados dez mutirões (cinco destinados a escolas estaduais e cinco a escolas municipais). O último acontecerá em agosto. No total, serão atendidos 41.580 estudantes (21.780 alunos da rede estadual e 19.800 da rede municipal).

Da Secretaria da Saúde