Lu Alckmin acompanha início das atividades do Centro de Convivência do Idoso

As aulas serão ministradas em um novo espaço, mais amplo, no mesmo prédio onde funciona o DIEESE

seg, 28/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 14h)

A primeira-dama Lu Alckmin acompanhou nesta segunda-feira, 28, o início das aulas do Centro de Convivência do Idoso, no Parque da Água Branca. As aulas serão ministradas em um novo espaço, mais amplo, com dez salas, no mesmo prédio onde funciona o DIEESE.

A manhã teve início com uma aula especial, elaborada por uma fisioterapeuta especializada em geriatria. Na sequência, foi servido um café da manhã e às 9h começaram às aulas de Pintura em Tela, Alfabetização e Percussão.

“(Ao todo) 880 idosos já se matricularam para fazer os cursos. Nossa meta é atender mil pessoas aqui no Fundo Social, no Espaço de Convivência”, declarou Lu Alckmin. Os mais de 800 idosos cadastrados no Centro de Convivência do Idoso também recebem orientação e acompanhamento permanentes de nutricionistas, médicos e profissionais da USP, Unifesp e São Camilo, parceiros do Fundo Social.

O programa oferece 19 oficinas: Pintura em Tela, Macramé, Teatro, Alfabetização, Informática, Percussão, Yoga, Reciclagem de Papel, Tricô e Crochê, Bordando História, Inglês, Arte em Semente, Tapeçaria, Violão, Coral, Marchetaria, Fotografia, Dança de Salão e Bijuteria. Os cursos têm duração média de dois meses. Cada aluno pode se matricular em até três oficinas.

Interessados em participar devem ter mais de 60 anos e é preciso apresentar um comprovante de residência e o RG no ato da inscrição, que é feita no próprio Centro de Convivência, no Parque da Água Branca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2849-3342.

Mais ações para a terceira idade

JORI – Jogos Regionais do Idoso

Sob a coordenação do Fundo Social, os Jogos Regionais do Idoso (JORI) é realizado em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e prefeituras sedes do evento. Este ano o JORI terá início na primeira semana de maio.

São 13 modalidades diferentes adaptadas para o público idoso: Bocha, Atletismo (corrida), Buraco, Coreografia (dança), Damas, Dominó, Danças de Salão, Malha, Truco, Natação, Vôlei Adaptado, Tênis de Mesa e Xadrez, com o objetivo de promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas.

Praça do Idoso

Criada com a intenção de melhorar o equilíbrio e melhorar a articulação e aumentar a flexibilidade muscular dos idosos, a Praça do Idoso até o final de 2011 deverá estar presente em todos os municípios do Estado.

Do Fussesp