Lorde Nicholas Stern participa de workshop na Fapesp

Economista britânico falará sobre os impactos econômicos das mudanças climáticas globais

qui, 30/10/2008 - 19h02 | Do Portal do Governo

O economista Nicholas Stern, conselheiro do governo britânico para assuntos de mudanças climáticas, fará palestra na segunda-feira, 3 de novembro, às 13h45, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no workshop Avaliação do Relatório Stern. Este documento, elaborado a pedido do governo britânico e publicado em 2006, apresenta uma análise inédita dos impactos econômicos das mudanças climáticas em todo o mundo.

A palestra será seguida de debate com Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e coordenador do estudo Economia das Mudanças Climáticas no Brasil (EMCB), José Goldemberg, coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo, e Carlos Nobre, pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais. A palestra e os debates serão em língua inglesa, com tradução simultânea.

Economia do Clima – Durante o workshop será lançado o site Economia do Clima www.economiadoclima.org, elaborado por pesquisadores do projeto Economia das Mudanças Climáticas no Brasil. Com apresentação de resultados prevista para junho de 2009, a pesquisa busca identificar estratégias para lidar com os riscos das mudanças climáticas e avaliar a efetividade das medidas de mitigação já em curso. Com base nos modelos climáticos desenvolvidos pelo CPTEC-Inpe, o projeto estuda temas e trata de aspectos cruciais para o desenvolvimento do Brasil: agricultura, energia, uso da terra e desmatamento, biodiversidade, recursos hídricos, zona costeira, migração e saúde.

Lorde Nicholas Stern é economista e acadêmico. Foi o primeiro escolhido para ocupar a Cátedra I. G. Patel, na London School of Economics and Social Science (LSE). Atualmente também dirige o Instituto de Pesquisa Grantham de Mudanças Climáticas (LSE), o Centro Asiático de Pesquisa e o Observatório da Índia. Entre 2000 e 2003 ocupou os postos de economista-chefe e vice-presidente do Banco Mundial.

Funcionário público britânico, lorde Stern foi secretário-executivo do Tesouro e atualmente é conselheiro econômico do governo inglês. Recebeu o título de knight, em 2004, pelos serviços prestados à economia, e foi nomeado para a Câmara dos Lordes, em 2007. Em 2005, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração de relatórios sobre a economia das mudanças climáticas, com uma equipe de especialistas ligada ao Gabinete Britânico, que resultaram na publicação do Relatório Stern (2006).

Entre seus livros já publicados, estão trabalhos sobre desenvolvimento econômico, finanças públicas, reforma tributária, teoria do crescimento econômico e o papel do Estado. Em abril de 2008, publicou o documento Elementos-Chave para um Acordo Global sobre Mudanças Climáticas, com propostas para um acordo real sobre o tema em 2009, durante a Conferência das Partes em Copenhague. 

Serviço

Workshop Internacional: Avaliação do Relatório Stern
Data: dia 3 de novembro de 2008, às 13h45
Local: Fapesp
Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo, SP

Da Fapesp