Lixo eletrônico: Por uma política ambiental responsável

Projeto tem apoio de especialistas do S-Lab (Laboratório de Sustentabilidade) do MIT

sex, 07/11/2008 - 9h31 | Do Portal do Governo

A preocupação com a questão do descarte de eletrônicos ganhou corpo no Centro de Computação Eletrônica (CCE) com a criação da comissão de sustentabilidade. Ela elaborou o projeto E-waste (lixo-eletrônico), que visa ao descarte correto dos materiais da área. Segundo Ligia Maria Sonnewend, funcionária do centro e integrante da comissão, a iniciativa se baseou no conceito de que, como a unidade é uma prestadora de serviços de manutenção de informática e geradora de resíduos, tem por necessidade orientar os usuários e as unidades da Universidade de São Paulo a esse respeito.

“Hoje a USP comporta cerca de 37 mil microcomputadores, 15 mil impressoras e quatro mil dispositivos de rede, entre outros equipamentos. Estima-se que 10% são obsoletos”, informa Lígia. Ela explica que é justamente o ritmo rápido de descarte gerado por esses equipamentos que exige a adoção de medidas preventivas, já que se esse material não for sustentável pode contaminar o ambiente e os seres humanos

Para evitar isso, a equipe recebeu, também em 2007, o apoio de especialistas do S-Lab (Laboratório de Sustentabilidade) do Massachussetts Institute of Technology-MIT, dos EUA. Técnicos norte-americanos vieram ajudar no desenvolvimento de um projeto maior, cujo objetivo é estabelecer uma política ambiental que não trate apenas do gerenciamento dos resíduos da USP, mas também das compras de equipamentos sustentáveis e do seu reaproveitamento pelas unidades, quando houver interesse.

O CCE funcionará como unidade-piloto na universidade e vai estender os seus procedimentos para todos os câmpus, com a parceria da Agência de Inovação – USP Recicla (que desenvolve o programa de reciclagem da instituição). 

Destino inteligente –  O primeiro passo da iniciativa-piloto foi dado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), com a Campanha descarte legal: o seu lixo eletrônico no lugar certo. Os funcionários do Centro de Computação Eletrônica (CCE) foram convidados, por meio de cartazes, a se desfazer dos materiais eletrônicos não patrimoniáveis, tais como coolers, placas de vídeo e de rede, telefones, mouses, caixas de som de computador, cabos, HD’s, teclados e CD’s, sem utilidade. Um contêiner foi colocado no estacionamento da unidade à disposição para a coleta, que reuniu cinco toneladas de material. Ele será encaminhado para reciclagem em empresas especializadas.

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial