Livro sobre café reúne artigos de pesquisadores da Secretaria de Agricultura

"Por trás de uma xícara de café" é uma compilação de artigos científicos produzidos por 32 estudiosos brasileiros

qui, 28/02/2008 - 11h01 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do corpo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado estão entre os autores do livro Por trás de uma xícara de café, recém-lançado pela Editora Tangará. Trata-se de uma compilação de artigos científicos das áreas de administração e economia produzidos por 32 estudiosos brasileiros. O livro foi organizado pela administradora e especialista em cafeicultura empresarial, Mara Freitas, e prefaciado pelo ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas, Roberto Rodrigues.  

A obra retrata os últimos 17 anos da cadeia agroindustrial do café, que foram cruciais para a retomada da expansão do consumo da bebida no País e o ponto de partida para o a abertura de mercados internacionais. O livro oferece uma possibilidade de reflexão sobre os diversos elos da cadeia e a perspectiva que se coloca para os cafés especiais. Os meandros das instituições, do comércio internacional e nacional, da sustentabilidade, rastreabilidade e dos modos de consumo são abrangidos.

Dentre os autores do capítulo quarto, que aborda o tema “Organização da indústria de café orgânico na região sul de Minas”, está a pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA) Maria Célia Martins.

Já no capítulo sexto, Marli Dias Oliveira e Celso Vegro (ambos do IEA), Alceu Arruda Veiga Filho (Departamento de Gestão Estratégica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – DGE/Apta) e Paulo Sérgio Vianna Mattosinho (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Cati) tratam de “Investimentos e rentabilidade na produção de cafés especiais”.

“Exportação de café torrado e moído: mercado potencial” é o título do capítulo 14, que conta com os pesquisadores Celso Vegro, Francisco Pino, Sebastião Nogueira, todos do IEA.  

Mais informações podem ser encontradas no site www.marafreitas.adm.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(L.F.)