Livro reúne experiências com quadrinhos impressos e na web

História em Quadrinhos – Impresso VS. Web compara quadrinhos do Ocidente e do Oriente

qua, 10/09/2008 - 19h06 | Do Portal do Governo

Detalhando o histórico das Histórias em Quadrinhos e comparando-as com as HQs nascidas após o surgimento da internet, História em Quadrinhos – Impresso VS. Web sintetiza o processo criativo e as implicações da web e da multimídia no desenvolvimento de novas técnicas pelos autores e desenhistas. Faz isso a partir de análises da gestalt e da rede de computadores e utilizando exemplos e imagens de quadrinhos reais, tanto digitais quanto impressos.

Neste lançamento da Editora Unesp, Anselmo Gimenez Mendo trabalha a semântica criada pelas HQs, revelando a real função dos quadros, da diagramação, dos balões e das letras em todo o processo de leitura, em que o leitor é conduzido ao desfecho de forma fluida. Também demonstra a função de metáforas visuais, das linhas de movimento e das onomatopéias, que se integram ao desenho para dar “som” à história. Neste cenário de análises, retrata a revolução causada pela rede mundial de computadores, principalmente a decorrente da absorção do conteúdo multimídia.

Vemos como, no início das transposições, os autores apenas enviavam suas histórias para a internet, sem adaptar suas páginas para a tela dos PCs. Com a evolução dos conhecimentos acerca do meio, surgem criações novas e inusitadas, como a absorção das possibilidades não-lineares, múltiplas versões para uma mesma história e uma comunicação ampla com os leitores, que influenciam diretamente com a linearidade de um mesmo conto.

História em Quadrinhos – Impresso VS. Web compara quadrinhos do Ocidente e do Oriente, demonstrando como a utilização da internet, sons, animações e interatividade afetaram a produção das HQs, aproximando-as do cinema e do videogame ao mesmo tempo em que se afastam de suas origens.

Sobre o autor – Anselmo Gimenez é mestre na Área de Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Ao lado de suas atividades profissionais como designer gráfico e ilustrador, desenvolve projetos experimentais com Histórias em Quadrinhos e animação em suporte digital.

História em Quadrinhos – Impresso VS. Web

Autor: Anselmo Gimenez Mendo
Número de páginas: 112 
Formato: 12 x 21 cm

Da Fundação Editora Unesp