Livro retrata visita de Bento XVI ao Brasil

Publicação da Imprensa Oficial será lançada na terça-feira, 6, no MAM, na Capital

dom, 04/11/2007 - 10h01 | Do Portal do Governo

Durante a passagem do Papa Bento XVI por São Paulo, Guaratinguetá e Aparecida pouca coisa escapou das lentes do batalhão de fotógrafos que seguiu cada momento dos cinco dias de visita do Sumo Pontífice ao Brasil, em maio último. Agora, uma parte dessa produção foi transformada no livro “Bento XVI no Brasil – Reportagem Fotográfica”.

Publicado pela Imprensa Oficial do Estado, o livro será lançado nesta terça-feira, 6, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), na Capital. A obra conta com o trabalho de 14 fotógrafos e foi organizada pelo vice-presidente da Imprensa Oficial, Paulo Moreira Leite.

De acordo com Paulo, a idéia da equipe da Imprensa Oficial foi fazer uma cobertura fotográfica capaz de refletir a dimensão social de um evento dessa natureza. “Queríamos registrar o debate que cerca Bento XVI, mostrar o personagem e também retratar o comportamento dos fiéis deste país, que tem a maior população católica do mundo”, afirma.

Em campo

Atingir esse objetivo exigiu que o trabalho tivesse início semanas antes da chegada do Papa ao Brasil. Os profissionais envolvidos na cobertura estiveram em todos os locais onde o Sumo Pontífice passaria, em busca dos melhores postos de observação.

A Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, onde Bento XVI permaneceu por poucas horas, foi um desses locais. O fotógrafo Egberto Nogueira esteve lá dois dias antes da chegada do Papa para conhecer a rotina e os religiosos que cuidam do lugar. Durante a visita, ele flagrou uma roda de samba promovida por dependentes químicos em busca de cura.

No Largo de São Bento, onde o Papa seria visto durante vários dias, a equipe alugou uma janela em um estabelecimento comercial nas vizinhanças do Mosteiro de São Bento para captar ângulos melhores. “Em geral, a cobertura de uma visita papal é engessada. Nós queríamos fazer algo diferente”, explica Egberto.

Fotografias de populares, suas expressões e reações também foram registradas no livro. Autor de boa parte dessas imagens, o fotógrafo Iatã Cannabrava lembrou que o objetivo foi registrar o “lado humano” da visita do Pontífice. Para Glória Flügel, que fez a maioria dos retratos das personalidades envolvidas na visita, esse é um livro “muito brasileiro”.

Seleção

A escolha das fotos que compõe o livro não foi fácil. Foi preciso examinar mais de 10.000 imagens, um trabalho que consumiu várias semanas, em várias etapas. A seleção final foi feita num fim de semana prolongado, por Paulo Moreira Leite, os fotógrafos Egberto Nogueira e Glória Flügel e o produtor Max Nogueira.

Para o organizador, a qualidade das fotos de “Bento XVI no Brasil” traduz, acima de tudo, a capacidade da equipe de fotógrafos. “É preciso entender de luz, ter sensibilidade para descobrir uma imagem e disposição para procurar personagens que sintetizem o momento. Também é preciso ter persistência e determinação para procurar a grande imagem, aquela que irá fazer seu trabalho diferente dos demais, embora dezenas de fotógrafos tenham visto a mesma cena que você”, observa Paulo.

No texto de abertura, o governador José Serra, que defende a separação entre Estado e Igreja como uma conquista a ser preservada, lembra que a visita de Bento XVI a São Paulo foi uma chance dada pela história de um país construído pelo encontro de tantos povos e nações. “Foi uma homenagem à nossa população católica, ainda hoje a religião com maior número de adeptos no país e uma das maiores do mundo. O Papa sabe que os rumos assumidos pelos católicos brasileiros terão peso e influência sobre todo o continente”, destaca o governador.

As fotos registradas no livro são de Egberto Nogueira, Glória Flügel, Iatã Cannabrava, Milton Michida, Ciete Silvério, Daniel Guimarães, Cleo Velleda, Thiago Monteiro, Bruno Mith, Daniel Teixeira, Israel Bilenky, Marcelo Scaranari, Fabio Pozzebon e Sergio Andrade. A obra publica também imagens do L’Osservatore Romano Photographic Service, que possui fotos exclusivas do Vaticano. O texto de abertura é do governador José Serra e a conclusão é assinada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Bento XVI no Brasil – Reportagem fotográfica sobre a visita do Papa” (organizador Paulo Moreira Leite, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 224 páginas, R$ 80,00)

Data: terça-feira, 6 de novembro

Horário: 19 horas

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

Endereço: Parque Ibirapuera, s/nº, Portão 3, São Paulo

Cíntia Cury / com Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

(I.P.)