Livro registra intervenções artísticas de comunidade do Jd. Santo André

Mapa da Arte reúne imagens de fachadas de casas pintadas pelos moradores do bairro

qui, 11/12/2008 - 12h08 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, lança hoje, dia 10 de dezembro, o Mapa da Arte do Jardim Santo André, resultado de uma parceria com Jardim Miram Arte Clube (Jamac) e a Ong Ação Educativa. O evento acontece às 19 horas, na Galeria Vermelho, Rua Minas Gerais, nº 350. Consolação, Capital.

A publicação reúne várias imagens das fachadas de casas pintadas e decoradas com estêncil pelos próprios moradores do Jardim Santo André, em Santo André, onde a CDHU desenvolve um projeto de urbanização integrada.

O trabalho foi coordenado pela artista plástica Monica Nador, do Jamac, que já fez trabalhos de intervenções urbanas em várias cidades do mundo e ensinou técnicas de pintura em oficinas para os moradores do bairro.

Durante seis meses, artistas e moradores fizeram várias intervenções artísticas no bairro. A Ação Educativa reuniu um grupo de grafiteiros que realizou oficinas com jovens da comunidade. Já o projeto coordenado pelo Jamac, além da produção artística diferenciada, englobou o reboco e a pintura de toda a área externa das casas que fazem parte do projeto.

A iniciativa integra o Programa São Paulo de Cara Nova, desenvolvido pela CDHU para promover a recuperação das moradias em áreas que estão sendo urbanizadas, como é o caso do Jardim Santo André, ocupação irregular composta por seis núcleos de favelas, onde vivem aproximadamente 7.500 famílias. A Companhia realiza no local obras de urbanização e de construção de novas moradias para famílias que precisam ser removidas de áreas de risco.

Agentes comunitários de urbanização? Outro trabalho da CDHU com a comunidade do Jardim Santo André é a formação de agentes comunitários de urbanização, que tem o objetivo de criar uma rede de pessoas aptas a identificar problemas, propor soluções e envolver os moradores no processo de urbanização do bairro. Hoje aconteceu a formatura da primeira turma do curso de capacitação. O evento foi realizado às 15 horas no Escritório de Apoio Técnico mantido no bairro pela Companhia.

A primeira turma de agentes é composta por 35 moradores eleitos pelas comunidades de dois núcleos já urbanizados, Lamartine e Dominicanos. O curso teve duração de quatro meses e debateu temas relacionados ao desenvolvimento sustentável do novo bairro. Os alunos participaram ativamente das discussões e intervenções promovidas pelo Programa São Paulo de Cara Nova.

Da Secretaria da Habitação/CDHU