Livro mostra trajetória de universitários bolsistas da Fapesp

A publicação relata o percurso científico e o destino profissional de bolsistas da Fapesp

qua, 18/03/2009 - 11h34 | Do Portal do Governo

Dos graduandos e pós-graduandos que obtiveram pelo menos um tipo de bolsa de estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre 1992 e 2002, mais da metade (54,5%) chegou ao doutorado. Desses, 77% atuam em instituições de ensino e pesquisa e só 13,2% não prosseguiram na carreira acadêmica. Os dados fazem parte de pesquisa sobre o percurso científico e destino profissional de universitários que solicitaram bolsa à instituição no período mencionado. Os resultados do estudo acabam de ser publicados no livro Perfil e trajetória acadêmico-profissional de bolsistas da Fapesp, editado pela fundação.

Segundo Celso Lafer, presidente da Fapesp, a instituição dedica cerca de um terço de sua receita à formação de recursos humanos. “O livro permite mensurar os resultados desse investimento, apresentando cuidadoso mapeamento da trajetória científica e profissional de cerca de 5 mil bolsistas, indicando onde eles passaram a exercer suas atividades”, explica.

Os resultados da pesquisa servirão como instrumento de gestão da fundação. “O estudo resultará num banco de dados dinâmico que constituirá, para a Fapesp, mecanismo perene de suporte à avaliação. Esse trabalho será integrado ao próprio processo decisório da fundação”, destacou.

Segundo Lafer, um dos dados que mais chamam a atenção é que 18,6% dos pesquisadores que tiveram bolsas e seguiram carreira acadêmica atuam fora do Estado de São Paulo. Outros 79,7% permanecem em território paulista, enquanto o exterior foi o destino de 1,7%. “Observando o mapa da distribuição atual desses pesquisadores no Brasil, incluído no livro, podemos ver como essa qualificação de pessoal se irradia pelo País. Isso demonstra como a Fapesp é decisiva para a produção científica nacional”, disse.

Políticas públicas – A pesquisa corresponde à segunda parte do projeto Sistema de Avaliação de Resultados de Políticas de Fomento, iniciado em 2004 com o objetivo de contribuir para a elaboração de diagnósticos da situação da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo e para a formulação de políticas públicas na área. A primeira parte do projeto consistiu em um inventário dos equipamentos científicos e tecnológicos adquiridos de 1995 a 2002 com o apoio da Fapesp. Os resultados foram publicados no livro Parque de equipamentos de pesquisa, em 2007. O projeto foi conduzido pelos professores Carlos Vogt, Geraldo Di Giovanni, Eugênia Charnet, Helena Carmo Antunes e Jocimar Archangelo.

Serviço
O livro Perfil e trajetória acadêmico-profissional de bolsistas da Fapesp pode ser consultado no site www.fapesp.br/publicacoes/perfilbolsistas.pdf

Da Agência Fapesp