Livro: Instituto de Estudos Brasileiros digitaliza obra rara sobre o Brasil colonial

Textos da coleção, publicada entre 1798 e 1806, tratam de temas como produção de açúcar, derivados do leite, pecuária e plantios de café e arroz

qui, 11/01/2007 - 14h41 | Do Portal do Governo

Uma das obras mais raras do Brasil colonial acaba de ter seu processo de digitalização concluído pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. O Fazendeiro do Brazil, coleção ilustrada em 11 volumes editada em Lisboa pelo frei José Mariano da Conceição Veloso (1742-1811), está disponível na íntegra no site do instituto.

Os textos da coleção, publicada entre 1798 e 1806, tratam de temas como produção de açúcar, preparo de derivados do leite, pecuária e plantios de café, linho e arroz. O objetivo era instruir agricultores brasileiros com informações sobre as melhores formas de cultivo de diversas plantas e especiarias, de modo a aperfeiçoar as relações econômicas da época.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa Brasil Ciência, que conta com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do seu programa Apoio a Jovens Pesquisadores. A proposta é criar ampla base de dados sobre o pensamento científico brasileiro entre os séculos 16 e 19. Desde o fim de 2005, quando a digitalização teve início, até novembro do ano passado, mais de 50 obras foram colocadas à disposição para consulta na Internet.

“É a maior biblioteca de obras raras digitalizadas na USP. Por ser livros de grande valor acadêmico, nossa intenção é facilitar o acesso ao maior número de pessoas interessadas. É uma forma que encontramos para democratizar o conhecimento do Brasil colônia”, diz Márcia Moisés Ribeiro, coordenadora do projeto e pesquisadora do IEB/USP.

Duas versões

O Fazendeiro do Brazil foi produzido a partir de compilação de diversos escritos de autores estrangeiros. Frei Conceição Veloso analisou os principais artigos e estudos da época sobre os modelos econômicos existentes em outros países, principalmente na Inglaterra e na França, traduziu as melhores idéias e as reuniu na obra.

Márcia conta que a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e a biblioteca particular do colecionador José Mindlin são os dois únicos locais nos quais a coleção completa de O Fazendeiro do Brazil pode ser encontrada. “Como o IEB possui apenas alguns volumes, Mindlin teve a gentileza de nos emprestar o restante para que pudéssemos escanear a coleção completa. São mais de 3,5 mil páginas digitais, com todos os textos e fotos da coleção”, explica.

No site do IEB, as páginas da coleção podem ser visualizadas em duas versões: a original, que mostra a imagem do papel com manchas e imperfeições, e outra para impressão, em que a imagem foi devidamente tratada.

O projeto Brasil Ciência reúne inúmeras fontes e documentos relacionados a diferentes áreas científicas, como agricultura, botânica, medicina, náutica e astronomia.

SERVIÇO

Instituto de Estudos Brasileiros da USP

Telefone: (11) 3091-3197

www.ieb.usp.br

Da Agência Fapesp

 

(AM)