Livro escrito por alunos da rede estadual será publicado pela Unesp

Batizada de Mosaico Literário, publicação traz 63 textos assinados por estudantes, professores e funcionários da rede

seg, 18/10/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um projeto pioneiro realizado pela Diretoria de Ensino da Região de Araraquara, criado para incentivar e aproximar os alunos do Ensino Médio da escrita e leitura, já rendeu o primeiro fruto: o livro “Mosaico Literário” traz 63 contos e crônicas de autoria de alunos, professores e funcionários da rede estadual, selecionados por uma banca da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O prefácio da publicação é de Ignácio de Loyola Brandão.

A organização e supervisão do projeto são do GEDERA – Grupo de Escritores da Diretoria de Ensino da Região de Araraquara, coordenado pela professora Darcy Dantas. Para a educadora, o resultado final é motivo de orgulho para toda a rede de ensino, mas faz parte de um trabalho maior e ainda mais gratificante. “O projeto nos deu a oportunidade de colocar alunos que não têm muitas oportunidades em contato com um tipo de arte. E a arte, assim como o esporte e a cultura, abre horizontes e aponta a novos caminhos”, diz Darcy, que atua como assessora na Diretoria de Ensino da Região de Araraquara.

Alunos, professores e funcionários de escolas estaduais de dez municípios foram convidados a enviar crônicas e contos de autoria própria para o projeto, que recebeu 173 trabalhos no total. Todos passaram por uma pré-seleção feita pela Diretoria de Ensino e depois foram avaliados por um colegiado da Unesp, formado por professores da universidade, orientadores e coordenadores pedagógicos. Foram selecionados 63 textos finais, 60% de autoria de alunos e 40% de autoria de funcionários e professores.

“Inicialmente, tratava-se somente de um projeto de incentivo à leitura e escrita pela educação, mas a Unesp decidiu publicar os textos em um livro. Cada trabalho leva título, nome do aluno, cidade e escola a que esse estudante pertence”, conta a coordenadora do GEDERA.  

O livro não será comercializado, mas exemplares serão encaminhados a bibliotecas. Ainda de acordo com Darcy Dantas, o projeto terá continuidade e dará a origem a uma oficina de textos para atender as escolas da região.

Da Secretaria da Educação