Livro editado pela Imprensa Oficial revela bastidores da rede Manchete

Elmo Francfort analisa detalhes da novela Pantanal, um dos sucessos da emissora

qui, 12/06/2008 - 19h59 | Do Portal do Governo

Em livro da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o pesquisador Elmo Francfort analisa em detalhes cada programa da emissora, inclusive da novela Pantanal, que está sendo exibida pelo SBT desde segunda-feira.

Considerada um marco na história das telenovelas brasileiras, a novela Pantanal (1990), o maior sucesso da extinta Rede Manchete, está novamente no ar, com exibição pelo SBT. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por

Jayme Monjardim, Pantanal ficou conhecida como a novela que mudou a história da televisão brasileira ao ser a primeira a ultrapassar a audiência da Rede Globo, marcando 40 pontos em cima da programação global.

Detalhes sobre os bastidores da novela e dos outros programas da Manchete estão no livro Rede Manchete: Aconteceu, Virou História, de Elmo Francfort, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo pela Coleção Aplauso.

Para escrever o livro, Elmo Francfort, que é hoje responsável pelo departamento histórico do Museu da Televisão, entrevistou mais de 100 ex-funcionários da rede. Além de muita informação, Francfort analisa em detalhe cada programa da emissora, da qual foi espectador assíduo.

“A Manchete contribuiu para o desenvolvimento da televisão no Brasil e estabeleceu um novo paradigma, provando que não só os programas populares dão audiência, que uma TV de classe também pode conquistar os espectadores e divulgar a nossa cultura”, afirma o autor.

Considerada pelo autor como um patrimônio da teledramaturgia, Elmo destaca toda a trajetória da novela, antes e depois de ir ao ar, as curiosidades sobre a acirrada rivalidade entre Rede Manchete e Rede Globo durante a primeira exibição de Pantanal, além de fazer uma análise sobre o impacto da novela na história da televisão brasileira.

Pantanal quase virou uma produção global, relembra o autor. Antes de 1990, a obra foi oferecida por Benedito Ruy Barbosa várias vezes à Globo até que a Rede Manchete interessou-se pela trama e obteve com ela uma enorme repercussão: 40 pontos diários no Ibope. 

Além disso, a Manchete trouxe consigo um grande número de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e lançou revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.

Para Elmo, a novela poderá trazer à nova detentora dos direitos um considerável crescimento na audiência por se tratar de “uma trama diferenciada, com personagens e histórias fortes, cenas exuberantes e, digamos, uma pitada de erotismo”.

Da Imprensa Oficial