Livro do Instituto de Botânica reúne espécies vegetais ameaçadas em SP

Publicação é fruto do trabalho de pesquisadores científicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

seg, 14/01/2008 - 10h31 | Do Portal do Governo

Fruto do trabalho de pesquisadores científicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de universidades, é aqui apresentada uma lista com comentários, das espécies da flora ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo. Conforme os pesquisadores do IBt, a lista é mais um alerta, neste período assinalado pela preocupação com as mudanças climáticas globais e outras pressões sobre os recursos naturais.

Esta publicação recente do Instituto de Botânica serve como importante instrumento de gestão ambiental, principalmente nos processos de planejamento e licenciamento de novos empreendimentos de qualquer natureza, para proteger ecossistemas mais frágeis e ameaçados. A lista das espécies ameaçadas também será muito útil na seleção de áreas para implantação de novas unidades de conservação, seja pelo poder público, seja por reservas de particulares e na definição de áreas de reservas legais.

Além do conhecimento das espécies ameaçadas, o livro traz informações sobre sua distribuição geográfica e, em muitos casos, bioma de ocorrência, local e ano da última coleta registrada, bem como os critérios que foram levados em conta na inclusão das espécies na lista. Desta forma, a relação constitui, ainda, um banco de dados que registra um período de nossa história e um marco do desenvolvimento sustentável, base para uma gestão que valoriza a recuperação e a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida. A publicação se encontra à venda no Instituto de Botânica, Setor de Vendas, por R$ 30,00.

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(I.P.)