Livro Desenho Universal orienta sobre habitação social acessível

Exemplar pode ser solicitado na CDHU ou por e-mail

qua, 05/05/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O livro Desenho Universal na Habitação de Interesse Social, lançado pelas Secretarias Estaduais de Habitação, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai orientar prefeituras, órgãos públicos, construtoras, arquitetos e a comunidade acadêmica sobre a adoção do Desenho Universal (DU) nos projetos de habitação de interesse social, inclusive nos espaços privativos dos imóveis e nas áreas de uso comum.

Distribuído a todas as prefeituras, órgãos públicos e instituições ligadas à construção civil, o livro pode ser solicitado diretamente na CDHU ou pelo e-mail imprensa@cdhu.sp.gov.br.

“Todos os novos projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) contemplam a acessibilidade. A moradia precisa atender a pessoa em todas as etapas da vida e em qualquer situação”, disse o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl. Pare ele, “as novas casas e bairros inclusivos, que integram o Programa Habitacional do Estado, certamente contribuirão para ampliar os direitos dos cidadãos”.

Esse modelo de casa atende aos parâmetros de acessibilidade do DU, que estabelece um conceito arquitetônico adaptável para facilitar o uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente, sem causar impactos expressivos no custo das obras.

“O Desenho Universal é um fator decisivo quando o objetivo é construir uma sociedade mais igualitária, que prioriza a eliminação das barreiras arquitetônicas e ambientais. Trata-se da evolução de um conceito, e a sua aplicação na habitação é um ato de respeito aos direitos humanos”, enfatizou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

O novo padrão das casas foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Habitação, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura. 

A elaboração do livro contou com a participação das arquitetas e técnicas do Cepam, Adriana Romeiro de Almeida Prado e Juçara Morelli Terra Rodrigues.