Livro da Secretaria da Justiça aborda perseguição a ex-presos políticos

Autor Claudio Blanc construiu a narrativa da obra com ênfase no depoimento das próprias vítimas da repressão; histórias são narradas em 155 páginas

qua, 17/12/2014 - 18h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania lançou, nesta quarta-feira, 17, o livro “Ex-Presos Políticos: memórias e conquistas”. A obra foi construída a partir da assinatura da Lei Estadual 10.726/2001, que dispõe sobre indenizações concedidas pelo Estado a perseguidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985).

O autor Claudio Blanc construiu a narrativa da obra com ênfase no depoimento das próprias vítimas da repressão. No livro, com 155 páginas, há detalhes sobre perseguições, torturas, maus tratos e todo tipo de violência que sofreram e acompanharam. Nos depoimentos, os personagens relatam como sobrevivem com as marcas desse sofrimento até hoje. 

“O livro contextualiza o que foi o período da ditadura militar e evidencia sua fase mais perversa, quando opositores do regime  foram assassinados, torturados e tiveram seus direitos violados”, descreveu a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda no prefácio desta edição. 

Em 2001, com a Lei estadual 10.726, iniciou-se o processo de reparação dessas vítimas. Essa medida reconheceu a má atuação de agentes públicos, que fizeram uso indevido do poder, e criou a Comissão Estadual de Ex-Presos Políticos, na Secretaria da Justiça, responsável pelos processos comprovando as violações e a repressão política. Por meio desse trabalho, 1.853 pessoas foram indenizadas, totalizando mais de R$ 44 milhões pagos a elas. 

Do Portal do Governo do Estado