Livro da Coleção Aplauso retrata o teatro de revista em São Paulo

Neyde Veneziano autografa livro durante o I Festival Ibero-Americano de Teatro, que acontecerá no Memorial da América Latina

qua, 27/02/2008 - 12h26 | Do Portal do Governo

Cômico, irreverente e pautado pela crônica satírica da política e da sociedade, o teatro de revista feito em São Paulo assumiu feições próprias, diferenciando-se daquele cultivado no Rio de Janeiro. De pernas para o ar: O teatro de revista em São Paulo, de Neyde Veneziano, que integra a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, faz uma radiografia do teatro de revista paulista, contemplando desde suas primeiras manifestações, simples e ingênuas, na virada do século XIX para o XX, até a decadência do gênero, conseqüência do golpe militar de 1964.

O lançamento acontece na terça-feira, 4 de março, a partir das 19 horas, durante o I Festival Ibero-Americano de Teatro, que será realizado de 1º a 9 de março no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 12, tel.: 11/3823-4600), evento que tem a autora como curadora.

Com um texto acessível, conciso e bem-humorado, mas que não abre mão da precisão e do rigor, a autora mostra como o teatro popular foi se transformando na terra da garoa à medida que a metrópole, as cidades do interior do estado e a própria sociedade paulista se modernizavam. “É um livro destinado a todos os que querem saber um pouco mais sobre a nossa história paulista teatral e musical. A todos que gostam do teatro ligeiro, da cena popular, da comédia. A todos que entendem que esse tipo de teatro é uma celebração à vida. Sem preconceitos”, afirma a autora.

Neyde Veneziano destaca a contribuição das companhias italianas, francesas, espanholas e portuguesas – que se apresentavam com freqüência nas primeiras décadas do século passado – no estabelecimento do estilo próprio da representação teatral paulista. Identifica e analisa as diferentes etapas do teatro de revista paulista, a fase nacional-regionalista, que chama de caipira; a era da féerie, com espetáculos luxuosos, repletos de efeitos visuais; a fase do show de variedades, a época de ouro das grandes vedetes, cheias de sensualidade e glamour; os stripteases teatralizados, que descaracterizaram o gênero e decretaram o seu desaparecimento.

O comediante José Vasconcelos e as grandes vedetes paulistas Marly Marley e Eloína colaboraram com depoimentos, fazendo revelações surpreendentes. O livro também recupera a rica trajetória de alguns pioneiros hoje esquecidos, como a vedete Lyson Gaster e o ator e dramaturgo Nino Nello.“Não escrevi o livro para defender teorias, mas para contar uma história feita de dificuldades e criatividade, que estava esperando para ser contada. Um livro fácil sobre a vida difícil de atores que prepararam o palco e a platéia paulista para os grandes sucessos ‘musicais’ de hoje”, comenta Neyde Veneziano.

A autora

Mestre, doutora e livre-docente em Teatro pela USP, Neyde Veneziano leciona na Unicamp e pesquisa o teatro de revista desde 1988. Publicou O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções (1990), Não adianta chorar – Teatro de revista brasileiro, oba! (1996) e A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação (2002).

De pernas para o ar: O teatro de revista em São Paulo

Neyde Veneziano

Coleção Aplauso/Série Teatro Brasil

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

336 páginas

R$ 15,00

Da Imprensa Oficial

(L.F.)