Livro conta 100 anos da Pinacoteca do Estado

Lançamento acontece neste sábado, 5, no museu, a partir das 11 horas

sex, 04/04/2008 - 9h29 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado lança neste sábado, 5, A História de um Museu, livro que resgata os processos de transformação ocorridos ao longo dos cem anos de existência da instituição. Com 206 páginas, apresenta registros fotográficos das atividades realizadas na Pinacoteca, além de um ensaio histórico e outros textos sobre sua trajetória.

O amplo trabalho de pesquisa, que levantou informações sobre as mais de mil exposições organizadas pelo museu, deverá interessar particularmente aos pesquisadores das áreas de museologia e artes plásticas brasileiras.

A História de um Museu contou com o patrocínio do Banco Itaú e foi organizado por Marcelo Mattos Araújo e Márcia Camargos. A edição é da Prêmio Cultural, sob a coordenação de Carolina Andrade. A pesquisa de textos e imagem ficou sob a responsabilidade do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado.

A edição bilíngüe (português-inglês) será vendida a R$ 100. O livro vem acompanhado de uma revista com cronologia ilustrada, e de um CD-ROM com a listagem de exposições da Pinacoteca do Estado.

Esse lançamento encerra as comemorações relativas ao centenário da Pinacoteca. Um outro livro, intitulado Pinacoteca 100 Anos Destaques do Acervo, foi publicado em 2005. Fundada em 1905, a Pinacoteca do Estado foi um dos primeiros museus de artes plásticas do Estado de São Paulo.

 Após um século de intensas atividades, consolidou-se como um dos mais dinâmicos do País. Seu acervo permanente abriga aproximadamente 7 mil peças de variadas tendências e escolas artísticas, nacionais e estrangeiras. 

SERVIÇO

A História de um Museu será lançado neste sábado, 5, das 11 às 14 horas, na Pinacoteca do Estado,  Praça da Luz, 2 – capital .

Da Agência Imprensa Oficial