Livro apresenta as novas perspectivas de projetos para moradias populares

Publicação também será disponibilizada em versão digital

ter, 21/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Lançado na última quinta-feira, 17, pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o livro “Sustentabilidade e inovação na habitação popular: o desafio de propor modelos eficientes de moradia” tem tudo para se tornar referência nos novos projetos de empreendimentos de Interesse Social no Brasil. A publicação, escrita também em inglês, traz depoimentos e projetos que buscam novas propostas arquitetônicas destinadas à população de menor poder aquisitivo.

“A habitação popular precisa de qualidade, sustentabilidade e também de estética. A baixa renda precisa de projetos melhores. Em São Paulo, já adotamos uma série de mudanças, como o terceiro dormitório, o aquecedor solar, entre outros. Esse livro mostra que é possível fazer bons projetos para a habitação de Interesse Social”, disse Lair Krähenbühl, secretário da Habitação e presidente da CDHU.

A primeira parte do livro é dedicada aos aspectos da arquitetura oficial para moradias populares. Especialistas discorrem sobre como até recentemente se trabalhava a questão do espaço, com tipologias monótonas, e como será a nova perspectiva de atendimento habitacional para a habitação popular, com soluções que respeitem as cidades e as pessoas e propostas que levam em consideração a sustentabilidade e a acessibilidade.

O leitor poderá conferir na segunda parte da publicação, os projetos vencedores do concurso “Habitação para todos – Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura de Novas Tipologias para Habitação de Interesse Social Sustentáveis”, promovido pela CDHU e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), em que um dos quesitos obrigatórios era prever soluções de acessibilidade com base nos conceitos do Desenho Universal.

O livro estará disponível no escritório do IAB-SP (Rua Bento Freitas, 306, 4º andar, Vila Buarque, Centro, São Paulo) e no site da CDHU (www.cdhu.sp.gov.br), em versão digital.

Da Secretaria da Habitação