Livro apresenta 23 projetos sociais bem-sucedidos

Coletânea lançada reúne práticas executadas no Estado de São Paulo

qua, 11/07/2007 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID lançaram a coletânea “Ação Social em São Paulo – 23 Boas Práticas”, contendo iniciativas bem-sucedidas de proteção dos direitos humanos de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, migrantes entre outros, executadas em todo o estado.

A publicação foi distribuída para órgãos governamentais, parceiros da Seads e também para as próprias instituições executoras dos projetos escolhidos.

Histórias de entidades centenárias e de outras com poucos anos de existência foram reunidas em uma seleção que teve início em outubro de 2005, data em que a Seads solicitou, às 23 diretorias regionais (Drads), a indicação de boas práticas executadas por entidades sociais apoiadas pela secretaria.

Foram apontadas 94 instituições, visitadas para o registro de relatos dos participantes, entrevistas com os responsáveis e observação das instalações.

Para a seleção das 23 iniciativas finais foram definidos indicadores, quesitos e características a partir da definição de melhores práticas da Organização das Nações Unidas – ONU.

São projetos bem-sucedidos que apresentam impacto positivo na vida das pessoas, assim como no ambiente institucional, social e cultural, resultantes da ação integrada entre o setor público, privado e sociedade civil. Todas retratam a variedade de problemas existentes no estado e mostram que é possível superá-los.

“São experiências que contêm aquele elemento insubstituível de humanismo, sem deixar de lado a competência técnica e o profissionalismo com os quais são desenvolvidas”, destaca Rogério Amato, secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. O suporte gerencial para este trabalho foi dado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Da Seads